Reinstalar o SMF

Started by Isa.F, May 19, 2011, 06:35:48 AM

Previous topic - Next topic

Isa.F

Bom dia...


Como ja devem ter percebido, ando com erro no forum relativo a dois mods que instalei. Os topicos sobre os erros sao estes:

http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=434482.msg3048848#new
http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=434489.0


O erro que me aparece em ambos os casos, é este:





E isso leva-me a crer que haja alguma incompatibilidade entre mods, ou entao algum erro ao instalar manualmente ou estes mods ou os outros que tenho.


Sao muitos mods, mas eu acho-os todos importantes...  :-[ Nao queria abdicar de nenhum...  :-[



Mas visto que tenho o tal erro nos tais mods que referi acima, ocorreu-me que se calhar a soluçao é voltar a instalar o smf...


Teria de o instalar do zero, certo?  :-[


A minha ideia neste momento era seguir este tutorial http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=322179.0 e instalar o smf no meu computador, instalar os 22 mods e depois envia-lo para o meu servidor...


Dito assim parece facil, mas como faço isto sem perder nenhum topico? E como faço para enviar tudo o que instalei no computador para a internet?


Relembrando:

Tenho versao 1.1.13, e queria mesmo manter esta versao, parece-me a mais estavel.
Tenho um servidor pago, e acesso ao cpanel.


Agradeço a ajuda... obrigada!

Spectrum..!!

Uma coisa indispensável e fazer um backup do Banco de Dados. Eu sempre realizei esta tarefa pelo phpMyAdmin.

Feito isto pode até seguir o tópico para criar um fórum em seu computador (Localhost), tanto pode usar o Wamp (uso ele no momento) quanto o EasyPHP.

Aliás é a melhor coisa a ser feita para quem quer testar MODs sem ter que atuar no sistema ON Line, inclusive usar o BD do sistema original, se for o caso.

...

Existem pessoas que deixam de buscar algo que dura a vida toda, para somente conquistar algo que dura alguns momentos...
Ser humilde; não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém!
SMF 2.0.4 | Meu site -->
Dell Vostro 3560 + AMD Radeon™ HD 7670M 1GB| Windows 8 Pro | Fedora 18 | IE10 | Google Chrome

Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda

TaijovuNeji

Realmente o seu forum entrou em colapso por perder o controle de qual mod ainda está afetando o seu forum ou não, e também por não fazer backup do forum antes de instalar algum mod.

O mais aconselhavel é fazer como o Spectrum disse, instale primeiramente um fórum localmente no seu computador, e sempre que for instalar um mod, teste primeiro no seu computador para ver se tudo funciona corretamente.

Ainda pensas em reinstalar o forum? Pode seguir esse tutorial: http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=324408.0
mas ao invés de usar os arquivos do 2.0 tu usa do 1.1.13. E o mais importante faça backup de todos os arquivos antes de fazer alguma coisa
Hospedagem 20GB, Cpanel, Windows ou Linux, com suporte a PHP ou ASP, R$ 30,00 por mes ou 290 por ano


meu site: http://www.dungeonmakers.com.br/forum
Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda. Para isso existe o forum!!!

Isa.F

Pois...  Vou explicar uma coisa... Eu peguei no meu forum ja todo instalado, tipo forum chave na mao... Por isso acho que comecei o meu forum pelo fim...

Ou seja, so agora começo a perceber como se instala, como se altera, etc, ja o forum funciona ha 3 meses....


Relativamente ao erro que eu estava a ter com os mods, enviei mail ao apoio do meu servidor, e responderam que eram um mecanismo de segurança que estava a barrar esses mods, e ja alteraram isso, e agora os mods ja funcionam!  :)


Ja instalei o SMF no localhost do meu computador, segui o tutorial, e agora vou copiar para la o meu forum...


Agora, relativamente a backups, eu tenho uma duvida...

Geralmente antes de instalar um mod, eu faço um backup simples, atraves do painel de administraçao do forum, na secçao Manutenção do Forum:


QuoteManutenção do Fórum - Backup da Base de Dados
Gravar a estrutura das tabelas.
Gravar os dados das tabelas. (O mais importante.)
Comprimir o ficheiro com gzip.


Mas sinceramente, nao sei depois como repor esse ficheiro gzip.... Onde o insiro para repor esse backup atraves desse ficheiro?

E como é mais recomendavel fazer backup?

Como o faço atraves do phpmyadmin?


Obrigada!

Darkness_Black

#4
Tanto faz fazer backup pelo admin ou host, desde que saia o backup inteiro, eu particularmente uso pelo hos.

o Backup é apenas uma precaução caso algo no mod instalado dê errado, assim conseguirá reinstalar o forum usando o bacup feito recentemente, sem perder nada.

Caso o mod seja instalado perfeitamente sem erro o backup será então desnecessário, para um novo mod instalado, outro bakup retirado.

Como seu problema no tópico principal foi solucionado, por favor marque seu tópico como "Solved"

Translator - Brazilian

Não respondo MP de ajuda, Poste sua duvida no forum!!! Se alguém te Ajudou Agradeça!!!

TaijovuNeji

Bom, para fazer backup eu uso o FileZilla, fazendo backup dos arquivos que serão modificados por algum mod que irei instalar. O backup do banco de dados faço pelo phpmyadmin.
Para repor o backup dos arquivos ao acontecer um erro, basta enviar os arquivos pelo próprio FileZilla. Para repor o banco de dados, basta fazer o importe, importar o banco de dados que foi exportado pelo phpmyadmin, a arquivo fica em formato .sql

Tópico marcado como resolvido! O autor do tópico pode marcar o tópico como não resolvido caso ainda tenha mais dúvidas sobre o assunto principal do topico..
Hospedagem 20GB, Cpanel, Windows ou Linux, com suporte a PHP ou ASP, R$ 30,00 por mes ou 290 por ano


meu site: http://www.dungeonmakers.com.br/forum
Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda. Para isso existe o forum!!!

Isa.F

Ainda sobre este topico (desculpem, deixei-o abandonado...  :-[, mas ainda tenho umas duvidas, estive a testar...):

Quote from: Spectrum..!!☻ on May 20, 2011, 10:34:23 AM

Aliás é a melhor coisa a ser feita para quem quer testar MODs sem ter que atuar no sistema ON Line, inclusive usar o BD do sistema original, se for o caso.


Eu instalei o SMF no meu PC em localhost, (relembrando que a esta altura ja tenho o meu forum em funcionamento ha meses), e depois tentei copiar a base de dados inteira do meu forum online para o forum em localhost, para depois ir fazendo entao as actualizaçoes correctamente... (primeiro em localhost, e so depois em online)...

Para fazer isso, eu atravez do fillezila copiei todos os ficheiros do forum e substitui os que tinha instalado no computador, com a esperança que assim toda a base de dados online passasse para o localhost...

O problema é que agora nao funciona...  :-[ Da-me erro..


QuoteInternal Server Error

The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.
Please contact the server administrator, admin@localhost and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

More information about this error may be available in the server error log.

Apache/1.3.33 Server at localhost Port 80


Este erro apenas ocorreu depois de eu instalar a inteira base de dados em localhost... Será que havia algum ficheiro que eu nao devia ter substituido?  :-[

Obrigada...


TaijovuNeji

Com certeza havia ficheiros que não deveria substituir, o Settings.php era um deles por exemplo.
Quando vc instalar algum mod localmente e depois for passar para o site que está no ar, instale o mod no site que está no ar ao invés de ficar copiando e coloando os arquivos, assim vc não cometerá esse tipo de erro.
Hospedagem 20GB, Cpanel, Windows ou Linux, com suporte a PHP ou ASP, R$ 30,00 por mes ou 290 por ano


meu site: http://www.dungeonmakers.com.br/forum
Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda. Para isso existe o forum!!!

Isa.F

Quote from: TaijovuNeji on June 25, 2011, 11:57:13 PM
Com certeza havia ficheiros que não deveria substituir, o Settings.php era um deles por exemplo.
Quando vc instalar algum mod localmente e depois for passar para o site que está no ar, instale o mod no site que está no ar ao invés de ficar copiando e coloando os arquivos, assim vc não cometerá esse tipo de erro.

Então para ser mais especifica, vou listar os ficheiros... Peço desculpa ser chata, mas como realmente so agora estou a conhecer melhor o sistema, tenho mesmo que fazer estas perguntas...


Então no meu PC, em localhost, tenho a seguintes  Pastas e Ficheiros:



E no meu servidor online, tenho os seguintes ficheiros:



E dentro da pasta www, tenho os seguintes ficheiros e pastas:




Quais as pastas que devo e quais as pastas que não devo copiar? (relembro que a intenção é copiar os dados do forum online para o forum em localhost...) É que estive a fazer umas experiencias, e parece-me que o ficheiros que causou erro nao foi o de Settings mas sim o index.php e o .htaccess... Porque é que isso acontece?

E já agora, qual é a diferença entre a pasta WWW e a pasta public_html? Qual devo copiar?

E relativamente aos topicos propriamente ditos (com todos os post, etc), lista de membros, etc... É possivel passar tudo isso para o meu forum em localhost? Como posso fazer isso? Em que pasta estao esses dados todos?


Obrigada, e peço desculpa as perguntas basicas.... mas preciso mesmo de ajuda nesta fase para perceber melhor tudo isto....



Spectrum..!!

Para que possa fazer o que pretende, basta realizar uma cópia do BD de seu sistema, através do phpMyAdmin e instalar um fórum em localhost, depois utilizar o Repair Settings para informar a mudança do BD....as vezes faço isso aqui....

Existem pessoas que deixam de buscar algo que dura a vida toda, para somente conquistar algo que dura alguns momentos...
Ser humilde; não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém!
SMF 2.0.4 | Meu site -->
Dell Vostro 3560 + AMD Radeon™ HD 7670M 1GB| Windows 8 Pro | Fedora 18 | IE10 | Google Chrome

Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda

Isa.F

#10
Quote from: Spectrum..!!☻ on June 27, 2011, 08:25:11 AM
Para que possa fazer o que pretende, basta realizar uma cópia do BD de seu sistema, através do phpMyAdmin e instalar um fórum em localhost, depois utilizar o Repair Settings para informar a mudança do BD....as vezes faço isso aqui....

Ora entao vamos por partes...  :-[ PAra fazer uma copia da BD do meu sistema, como é que faço mesmo?  :-[

É atraves daqui?



Cliquei em executar e fiquei com um ficheiro .sql... Era assim?

E agora o que faço com ele?  :-[

Eu li o tutorial do repair settings http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=348402.0 e consegui fazer o ficheiro funcionar, abrindo-me o repair settings, mas em que local eu insiro a nova base de dados...?

Obrigada...

Paulo Beleco

Agora, tens de criar uma base de dados e utilizador do lado do localhost com os dados especificados nos "Settings.php".

Depos de criar a base de dados, importas o ficheiro que acabas de obter para lá!

Se tudo estiver no local correcto o fórum fica a funcionar como no host remoto.  ;)

Isa.F

Quote from: Paulo Beleco on June 27, 2011, 11:05:28 AM
Agora, tens de criar uma base de dados e utilizador do lado do localhost com os dados especificados nos "Settings.php".

Depos de criar a base de dados, importas o ficheiro que acabas de obter para lá!

Se tudo estiver no local correcto o fórum fica a funcionar como no host remoto.  ;)

E então crio uma base de dados no meu verdadeiro servidor online, ou crio uma base de dados atraves do Wamp?


Credo, isto ao inicio é um pouco confuso...  :-\

Paulo Beleco

lol

Eu já não estou a perceber de onde para onde estás a copiar...
De qualquer forma, tens a origem dos dados e tens o destino. Estás a copiar da origem para o destino.
Agora tens os dados da origem e vais meter no destino. Se o destino é no localhost, crias com o Wamp / phpMyAdmin, se for no servidor online crias com no cPanel / phpMyAdmin.

Certo?  8)

Isa.F

(Ja sai fumo do meu cerebro... LOL)

Então recapitulando:

Eu peguei no meu forum ja feito, "chave na mao" foi só fazer loggin, como ja perceberam o meu antigo forum era da forumeiros, por isso os meus conhecimentos sobre base de dados, e tudo o que envolve, é ZERO.

No entanto, tenho sempre o mesmo problema a instalar mods e actualizaçoes: nunca posso testar em lado nenhum, pois o unico forum que tenho é mesmo aquele que está online no servidor.


Ora a minha intençao, era criar em algum lado um forum, em localhost, mas com a inteira base de dados do meu forum, para que seja mais facil testar... Alem de que queria de uma vez por todas perceber como faço a copia da minha base de dados (topicos, tabelas, etc) nao vá eu ter problema de um dia para o outro e ficar sem nada...

Por isso mais uma vez peço desculpa pela minha lentidão de raciocinio, e pelas perguntas basicas, mas so assim eu posso aprender alguma coisa...


Por isso, vou repetir as minhas perguntas, e por favor, peço desculpa mas respondam devagarinho, passo a passo...  :-[

1º Como é que eu faço entao a copia da base de dados? É como a imagem que eu mostrei? E o ficheiro é comprimidou ou nao é comprimido?

2º Como é que eu faço isto? 
Quote from: Spectrum..!!☻ on June 27, 2011, 08:25:11 AM
Para que possa fazer o que pretende, basta realizar uma cópia do BD de seu sistema, através do phpMyAdmin e instalar um fórum em localhost, depois utilizar o Repair Settings para informar a mudança do BD....as vezes faço isso aqui....


3º E onde é que eu crio esta base de dados?
Quote from: Paulo Beleco on June 27, 2011, 11:05:28 AM
Agora, tens de criar uma base de dados e utilizador do lado do localhost com os dados especificados nos "Settings.php".

Depos de criar a base de dados, importas o ficheiro que acabas de obter para lá!

Se tudo estiver no local correcto o fórum fica a funcionar como no host remoto.  ;)

Devagarinho, por favor...  :-[



Obrigada...

Paulo Beleco

#15
Vamos por partes:
1º Usas o localhost para fazer tudo, quando estiveres satisfeita, copias para servidor remoto
2º Não tens acesso à base de dados do forumeiros, por isso, vais ter de criar tudo de novo.
3º Para criar tudo de novo, aconselho instalar o forum de raiz e depois os mods. Para isso, tens de preparar o localhost com o Wamp (instalar Wamp e ver onde está o directório de raiz, depois criar uma pasta para o fórum) e configurar uma base de dados. (Criar utilizador e base de dados através de phpMyAdmin no localhost, guardar o nome da BD, utilizador e pass)
4º Faz download da versão do SMF e descompacta para o directório criado no WAMP
5º vais a localhost\pastadoforum e executa a instalação do fórum (vais precisar de inserir os dados da base de dados criada)
6º Instalas MODS
7º Crias o conteúdo... isto é o que vai ser trabalho demorado...

Quando estiveres perdida, volta aqui! Estajmos aqui para ajudar!  8)


P.S.: Cuidado com a versão do SMF que vais instalar... primeiro verifica se queres manter todos os Mods  verifica a compatibilidade dos mesmos com as versõs do SMF... Podes queres instalara a última versão do SMF e depois os MODS não funcionam ...

Isa.F

Paulo Baleco, ja tenho um forum da smf ha  cerca de 3 meses, que peguei nele ja feito, mas que funciona ja ha tres meses, com cerca de 120 membros e mensagens. Nao estou preocupada com o outro forum da forumeiros, pois dei o caso como perdido, e foi até isso que me fez sair de lá, pois de resto era uma plataforma muito intuitiva, muito facil, tirando o "pequeno pormenor" de fazerem refem a nossa base de dados...  :-\

Mas enfim, isto para dizer que o forum online está feito, funciona, e actualmente está na versao 1.1.14, e ando querer fazer upgrade para 2.0, mas é um salto que so posso dar depois de perceber tudo neste topico... Eu comecei o forum pelo telhado, agora tenho que saber colocar o chao...


Em relaçao ao forum em localhost, tambem ja criei um, no meu computador, inicialmente atraves do EasyPHP mas hoje ao tentar fazer upgrade desse forum teste para 2.0, deu-me erro no servidor, ou coisa parecida, entao o spectrum no outro topico aconselhou o dito wamp, que eu instalei e que ja funcionou perfeitamente, e ja actualizei o forum teste que tenho no localhost, no meu PC para 2.0 (foi para testar)


Portanto até aqui ainda nao me perdi...

Agora, o meu calcanhar de aquiles está nas bases de dados, aí é que eu nao percebo nem por anda como e onde funciona, ja vi que ha varias maneiras, mas eu ainda nao percebi nenhuma...  :-[



Ponto de situaçao: eu quero saber como transfiro TODA a base de dados do meu forum online (membros, topicos, mensagens, etc), como é que eu passo tudo isso para o meu forum que está em localhost?

Eu neste momento tenho um forum em localhost versao 2.0 (forum teste offline) e outro versao 1.1.14 versao online, mas se for preciso instalo novo forum em versao 1.1.14 no meu localhost, só ainda nao percebi é:

Como é que eu extraio o conteudo propriamente dito do meu actual forum online e depois como é que eu o descarrego no forum em localhost?

É que a minha intenção é ter como que dois foruns gemeos: um em localhost e outro online, para assim eu primeiro fazer as mudanças em localhost e depois passa-las para online....

Paulo Beleco

Já respondi a isso aqui:

Quote from: Paulo Beleco on June 27, 2011, 11:05:28 AM
Agora, tens de criar uma base de dados e utilizador do lado do localhost com os dados especificados nos "Settings.php".

Depos de criar a base de dados, importas o ficheiro que acabas de obter para lá!

Se tudo estiver no local correcto o fórum fica a funcionar como no host remoto.  ;)

Para imprtar a base de dados usas o phpMyAdmin do localhost... desde que no local host tenhas os mesmos ficheiros que estão no servidor remoto, tudo correrá bem.
No teu caso, acho que já tens ficheiros diferentes porque já andaste a fazer upgrade...

1º Tens de garantir que tens o localhost igual ao servidor e copias a base de dados nesse ponto. Só depois é que fazes o upgrade.




Isa.F

#18
Entao, novo ponto de situaçao:

Voltei a instalar em localhost o smf versao 1.1.14 com os ficheiros do meu forum online.

Depois atraves do Wamp, acedi ao phpmyadmin, e tentei importar o ficheiro de base de dados que tinha importado do forum online.

Até aqui, fiz tudo certo, nao é?

Mas deu-me este erro:



sendo que o tal documento que falam é este:


http://www.phpmyadmin.net/documentation/#faq1_16



Pelos vistos o ficheiro é muito grande... pois, tem cerca de 30 mb... Estamos a falar de um forum que tem 12777 Mensagens em 1245 Tópicos por 131 Membros...

Como posso contornar isso? Ha outra maneira de importar o ficheiro de base de dados?


(PS: SOCORRO...  :o)

Spectrum..!!

Talvez seja na importação que dê este erro.

Existem pessoas que deixam de buscar algo que dura a vida toda, para somente conquistar algo que dura alguns momentos...
Ser humilde; não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém!
SMF 2.0.4 | Meu site -->
Dell Vostro 3560 + AMD Radeon™ HD 7670M 1GB| Windows 8 Pro | Fedora 18 | IE10 | Google Chrome

Não atendo PM para pedidos de suporte/ajuda

Advertisement: