News:

Bored?  Looking to kill some time?  Want to chat with other SMF users?  Join us in IRC chat or Discord

Main Menu

Como tu fizeste teu forum crescer?

Started by Padre gremista, April 04, 2014, 10:07:17 PM

Previous topic - Next topic

Padre gremista

Bom, acredito que aqui na área portuguesa do SMF, seria interessante debater e analisar as formas como cada administrador, angariou membros para seu forum.

Comecei meu forum há 3 meses, está com cerca de 1800 postagens e 95 membros, com media de 7 membros online por dia. Não faço ideia de como angariar mais membros e de como torna-lo "movimentado".

Contem suas historias e seus sucessos com SMF.  :D
www.gremioemfoco.info - A comunidade gremista na internet.

vkot

Qual é a sua interpretação de  "movimentado"? membros? visitantes? postagens? Tudo junto?

Pra mim, o maior sucesso vem com o tempo, e o conteudo de qualidade. Meu forum está no ar 14 anos e agora aparece nos primeiros lugares no google na sua area tematica. OK, Poderia ter ainda melhor sucesso, há muita coisa que alguem poderia fazer pra melhorar a situação... (mas poucas se voce nao tem recursos (tempo, parceiros, bom servidor, etc))
For specialized SMF installation/customization, Web Development, Linux Server Administration, click here.
Για εξειδικευμένες υπηρεσίες στα παραπάνω, πατήστε εδώ.

Padre gremista

Quote from: vkot on April 29, 2014, 05:12:04 AM
Qual é a sua interpretação de  "movimentado"? membros? visitantes? postagens? Tudo junto?

Pra mim, o maior sucesso vem com o tempo, e o conteudo de qualidade. Meu forum está no ar 14 anos e agora aparece nos primeiros lugares no google na sua area tematica. OK, Poderia ter ainda melhor sucesso, há muita coisa que alguem poderia fazer pra melhorar a situação... (mas poucas se voce nao tem recursos (tempo, parceiros, bom servidor, etc))

Bom, "movimentado", na minha avaliação, seria membros postando a todo momento, ou uma media de pelo menos 20 membros online ao mesmo tempo durante todo o dia.
www.gremioemfoco.info - A comunidade gremista na internet.

vkot

Para incentivar os membros, seria bom ter alguns parceiros/colegas que escrevem no forum frequentemente. Uma pergunta, uma opiniao, uma noticia, etc., fazem que os outros membros responderem.
Para ter muitos membros online, voce tem que ter conteudo rico...

Seu forum é muito novo ainda.. mas parece que as statisticas vao muito bem. Creio que ele vai crescer logo. Mas acho que voce deveria focar mais na qualidade e nao na quantidade.
For specialized SMF installation/customization, Web Development, Linux Server Administration, click here.
Για εξειδικευμένες υπηρεσίες στα παραπάνω, πατήστε εδώ.

Portugal

Passos fundamentais (minha experiência).
- Conteudos relevantes
- Links em sites terceiros (se possivel com um bom PR)
- Usar o google (ferramentas para webmasters)
- Ter em atenção ao ficheiro "Robots TXT"
- Deve ter em consideração usar um bom mod para SEO

Estas são algumas dicas que acho relevantes!

Padre gremista

Pois é, já utilizo algumas das dicas que vocês colocaram acima, principalmente a de SEO. Estou tendo bons resultados dos buscadores de pesquisa, principalmente o google, porém, poucos registros.

Quem tiver mais dicas, não deixe de postar.
www.gremioemfoco.info - A comunidade gremista na internet.

Portugal

Quote from: Padre gremista on May 04, 2014, 11:22:58 PM
Pois é, já utilizo algumas das dicas que vocês colocaram acima, principalmente a de SEO. Estou tendo bons resultados dos buscadores de pesquisa, principalmente o google, porém, poucos registros.

Quem tiver mais dicas, não deixe de postar.

Para ter mais registos, deve conter algo de relevo para os utilizadores registados, quer isto dizer se "abrir" o fórum ao público em geral e com todas as informações acessiveis, nao vai induzir os utilizadores a registarem-se...afinal nao necessitam de o fazer.
Coloque alguns quadros apenas visiveis para utilizadores registados e faça publicidade desses mesmos na página principal.
Ou então coloque ficheiros anexos, os quais só podem ser descarregados por membros registados.
Não esqueça tambem, hoje em dia as redes sociais são importantíssimas para atrair visitantes...!

Tudo depende também do genero de publico-alvo que pretendemos chegar...

Padre gremista

#7
Quote from: Portugal on May 05, 2014, 03:56:59 PM
Quote from: Padre gremista on May 04, 2014, 11:22:58 PM
Pois é, já utilizo algumas das dicas que vocês colocaram acima, principalmente a de SEO. Estou tendo bons resultados dos buscadores de pesquisa, principalmente o google, porém, poucos registros.

Quem tiver mais dicas, não deixe de postar.

Para ter mais registos, deve conter algo de relevo para os utilizadores registados, quer isto dizer se "abrir" o fórum ao público em geral e com todas as informações acessiveis, nao vai induzir os utilizadores a registarem-se...afinal nao necessitam de o fazer.
Coloque alguns quadros apenas visiveis para utilizadores registados e faça publicidade desses mesmos na página principal.
Ou então coloque ficheiros anexos, os quais só podem ser descarregados por membros registados.
Não esqueça tambem, hoje em dia as redes sociais são importantíssimas para atrair visitantes...!

Tudo depende também do genero de publico-alvo que pretendemos chegar...

Já utilizo as redes sociais para divulgar o forum, principalmente o facebook. Meu forum é sobre um clube de futebol, estou tentando atrair visitantes e membros, postando notícias do mesmo. Acredito que tendo em vista isso, não faria sentido fechar o forum para "não usuários", pois desta forma, o atrativo estaria também acabando.

Sobre fechar outras áreas do forum, vou pensar nessa ideia, porém, creio que não terá grande efeito, visto que a área mais movimentada é a de notícias.
www.gremioemfoco.info - A comunidade gremista na internet.

Michel Helmer

#8
Olá amigo,

          Como muitos disseram o importante para um fórum crescer hoje em dia, pois e meio dificio com todos os atrativos e funcionalidades das redes sociais, hoje em dia, mas para isso e sempre bom ter um diferencial uma forma unica de trabalho, saber qual assunto falar e quando falar e como usar tal aspecto ao seu favor, por exemplo, se falo de futebol devo ao menos sempre estar fazendo os leitores discutir sobre aquele tópico, para melhorar os Ranks pages em motores de busca, e sempre se possível esta criado tópicos com diferencias e se possível, ter uma área reservada a todo e qualquer assunto derivado ou não ao termo principal do fórum, pois tenho já um fórum online mas não apostei nele mas estou a apostar novamente nele e pretendo usar das melhores formas sobre os assuntos que nele contem, mas isso depende de cada um essas são as melhores formas que conheço para tal façanha. Mas estou aberto a sugestões e logico nunca esqueça do SEO, mesmo que não entenda de uma leve pesquisada pois ajuda e muito.
:)

vkot

Uau, Michel Helmer, fiquei tonto %(  :P

Uma coisa que faz um bom post (e forum) é escrever mensagens que alguem pode ler facilmente. O teu texto não tem pontuação (OK, tem só 3 virgulas... e um ponto final, no final...), e é dificil seguir.
For specialized SMF installation/customization, Web Development, Linux Server Administration, click here.
Για εξειδικευμένες υπηρεσίες στα παραπάνω, πατήστε εδώ.

Michel Helmer

Quote from: vkot on May 21, 2014, 05:32:00 AM
Uau, Michel Helmer, fiquei tonto %(  :P

Uma coisa que faz um bom post (e forum) é escrever mensagens que alguem pode ler facilmente. O teu texto não tem pontuação (OK, tem só 3 virgulas... e um ponto final, no final...), e é dificil seguir.

Desculpe-me não sou bom com pontuação, volver o que posso fazer ok's

Advertisement: