News:

Want to get involved in developing SMF, then why not lend a hand on our github!

Main Menu

O problema dos novos membros em um fórum

Started by J. A. Voss, July 21, 2014, 08:08:41 AM

Previous topic - Next topic

J. A. Voss

Prezados:

Há alguns anos administro um fórum em ambiente SMF, e apesar de termos inúmeros registros ao longo dos anos, acabamos por excluir contas e limitar os novos registros. Isso por acreditarmos que o usuário de um modelo de compartilhamento de informações neste tipo de mídia seja diferenciado, já que as comunidades são criadas tendo em vista a participação do novo membro. Não há, ao nosso ver, muito sentido em juntar-se a um grupo de discussão e não discutir.

Administro um fórum temático bem específico, que trata de facas artesanais. O nosso objetivo é orientar o amador ou hobbista em seus primeiros passos na construção de uma faca artesanal. Isso deveria atrair gente interessada na troca de informações e experiências sobre o tema, eu acho. Mas na verdade, os novos membros tem causado uma série de problemas, que acredito sejam comuns em outros fóruns também.

Como prezamos por uma participação com qualidade, temos implementado um esquema mais restritivo de ingresso (já tivemos mais de 2000 membros, hoje temos pouco mais de 400). Atualmente os novos registros estão fechados, esperando a definição de um novo método de ingresso que não cause tanto dissabor aos administradores.

O primeiro problema que vejo é quanto ao preenchimento dos dados de perfil do usuário. Apesar de algumas modificações "custom" implementarem novos campos a serem preenchidos no perfil, não há uma obrigatoriedade, já que na hora do registro poucos desses campos são exibidos. Eu ao menos não encontrei nenhum "mod" que force o uso de mais campos obrigatórios no registro.

Outro problema é referente ao tempo que o usuário fica sem fazer login.

Em outras plataformas é possível definir um tempo sem login, e depois deste tempo o software bloqueia a conta e envia um email de alerta, avisando sobre a possibilidade de o usuário ter sua conta encerrada se não voltar a fazer login. Isso força o membro a comparecer ao site e renovar o seu login.

Outra possibilidade é a do cadastro via email ao administrador, mas isso dá uma trabalheira danada, já que os registros são feitos manualmente.

Bem, desculpem a mensagem grande, gostaria de ouvir a opinião dos amigos acerca do registro de novos usuários em seus fóruns, e a forma pela qual os problemas que tiveram foram resolvidos. Se houver algum "mod" específico que auxilie nestas tarefas, eu agradeceria a sugestão.

Um grande abraço a todos!
Atenciosamente

João Alexandre Voss de Oliveira
-------------------
"Aquele que está acima da Geometria, está acima de nós."
(Pascal)

margarett

Assumindo que usas SMF2:
Em relação aos campos obrigatórios no registo, podes usar os "Advanced Profile Fields". Podes criar campos e exigi-los no registo.

Em relação à inactividade dos membros: http://custom.simplemachines.org/mods/index.php?mod=3849
;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

J. A. Voss

Sim, sim, 2.0.8, atualizadinho:

www.cutelariaartesanal.com.br/forum

Vou dar uma olhada com calma nos links, mas desde já agradeço as dicas.

Um abraço!
Atenciosamente

João Alexandre Voss de Oliveira
-------------------
"Aquele que está acima da Geometria, está acima de nós."
(Pascal)

J. A. Voss

Eu realmente não tinha me apercebido do suporte a campos avançados nativo no SMF, falha minha ... :)
Obrigado!
Atenciosamente

João Alexandre Voss de Oliveira
-------------------
"Aquele que está acima da Geometria, está acima de nós."
(Pascal)

J. A. Voss

Sobre o "mod" de inatividade, houve um erro:

"This mod needs PHP 5.3 or greater. You will not be able to install/use this mod, contact your host and ask for a php upgrade."

Vou ver o que posso fazer com a versão no meu servidor, depois informo.

Mas pelo visto é este mod que eu preciso.

Agradeço as dicas até agora, um abraço!

Atenciosamente

João Alexandre Voss de Oliveira
-------------------
"Aquele que está acima da Geometria, está acima de nós."
(Pascal)

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: