News:

Bored?  Looking to kill some time?  Want to chat with other SMF users?  Join us in IRC chat or Discord

Main Menu

Problema com caracteres

Started by Veee, April 02, 2015, 11:24:57 AM

Previous topic - Next topic

Veee

Olá boa tarde,
há uns tempos eu converti o meu fórum de phpbb3 para smf e, quando isto aconteceu não lhe dei muita importância, mas agora vou tornar o fórum no foco principal, ou seja, também tenho um site só que vou apagar e deixar apenas o fórum funcional... Então eu queria ter tudo a funcionar como deve ser.

Lembro-me quando converti de ter corrido tudo bem, e nem tive problemas com os caracteres, mas quando comecei a utilizar o fórum, por exemplo, para escrever uma mensagem, se eu colasse texto de outra fonte, quando a mensagem era postada ficava tudo desfigurado... Então encontrei uma solução de usar outro mod, em vez de usar o editor que vem com o smf. Mas tenho notado que outros mods têm o problema dos acentos e isto é uma chatice. Não sei se ignorando esta situação vai piorar no futuro e ser impossível de solucionar isto (se é que ainda é possível...)

Também fiz aquilo de converter a base de dados para utf pela ferramenta que está no fórum e assim é que deixou os caracteres todos muito esquisitos. Se não o fizer, está tudo bem, exceto no que toca ao editor do smf e certos mods.

Não sei se estou a ver bem, porque não entendo nada de phpmyadmin, mas na base de dados antiga de phpbb diz utf8_bin e na de smf diz utf8_general_ci....

Sabem-me dar alguma solução?
Agradeço desde já qualquer ajuda.

margarett

Problemas de codificação de caracteres são do piorzinho que se apanha...

Estás a usar que linguagem? Português? UTF8 ou não?
Depois, tens de ir ao phpmyadmin e verificar a "collation" de todas as partes:
* tabelas (especialmente "smf_messages" e "smf_topics")
* Dentro das tabelas, os campos de texto (especialmente "body" e "subject")
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

#2
Olá,
pois, já há tempos que ando a tentar solucionar isto sem ter de publicar aqui. Eu tento sempre procurar a solução e só mesmo no último recurso é que peço ajuda... Acho que é o pacote PT normal, de ISO-8859-1.

O smf_messages diz utf8_general_ci e o smf_topics diz utf8_general_ci também.

Dentro das tabelas das mensagens tá tudo normal, os títulos dos tópicos e as mensagens estão todas com acentos e pontuação, tudo a funcionar bem. Na tabela dos tópicos não há essas opções de subject e body, onde é que se vê?

Obrigada.

margarett

Experimenta carregar o pacote de linguagem PT mas na versão UTF8. Deve ser só isso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

 :o  :o  :o  :o
Eu tenho quase a certeza que fiz isto, a principio na altura da instalação acho que havia uma opção a perguntar qual dos idiomas em PT e quando meti o UTF8 ficou tudo mal, mas agora já deu. Era tão simples...

Muito obrigada!!!   ;D :D

Veee

Afinal não dá. Isso de facto solucionou o problema do editor e dos mods mas eu agora acedi ao fórum pelo telemóvel e depois tentei com outro browser e aparece isto assim:



:(

O que é que posso fazer?

margarett

Verifica a "collation" da tabela smf_boards e dos Campos de texto lá dentro. Se forem UTF8, edita a descrição dos quadros, corrige os caracteres manhosos e salva. Deve corrigir ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Isto é mesmo muito estranho. Sendo o português ISO-8859-1, está tudo bem, assim que seleciono o pt UTF8 fica tudo, mas mesmo tudo mal... agora abri um tópico, por exemplo, e mensagens que têm acentos nem sequer aparecem, aparece um espaço branco, só se vêm as mensagens dos que escreveram sem acentuação nenhuma.  :-\

Isto:



vs



(a mesma "mensagem" - estou a usar um tema diferente como administradora, em relação à minha conta de testes)

Não há solução para isto pois não?  :'(

Veee

#8
Outra coisa que reparei agora.. Se eu me logar com a conta de testes os caracteres estão bons, mas com a minha de admin ficam com aqueles simbolos estranhos. :/

edit: agora nenhum dos idiomas em português funciona....
Eu fui editar o meu perfil e não reparei que a opçao "arabic" estava selecionada, por isso aquilo mudou tudo. Quando voltei a colocar em portugues ficou com os caracteres com problema. Isto foi só uma alteração no meu perfil e não no idioma do fórum. Mas isso acontece com todas as contas de admin. Agora alterei para inglês e já está tudo bem. Queria mesmo ver se resolvia o problema com o português...

Veee

Já não consigo editar mais, agora os membros todos também não conseguem meter o fórum em PT. Tem de estar em inglês e no outro sem ser utf.

vms

Quote from: veruskapt on April 04, 2015, 08:57:03 AM
Já não consigo editar mais, agora os membros todos também não conseguem meter o fórum em PT. Tem de estar em inglês e no outro sem ser utf.
Se fores aqui deve dar para escolher a língua padrão para todos os membros,
»    Centro de Administração »    Idiomas »    Propriedades


margarett

O problema das "collations" é aquilo que é introduzido, em que formato, e que depois se se mudar esgalha tudo :(

Quote from: veruskapt on April 02, 2015, 11:56:05 AM
Dentro das tabelas das mensagens tá tudo normal, os títulos dos tópicos e as mensagens estão todas com acentos e pontuação, tudo a funcionar bem.
Isso é porque, ao acederes ao phpmyadmin, a "collation" em que te é servida a página confere com o conteúdo das tabelas. Podes verificar no teu browser qual é a codificação que lá tens. No Firefox por exemplo podes ver nos menus: View --> Character encoding
Deve dizer-te "Unicode", p.f. confirma

No SMF, a codificação é definida pelo pacote de linguagem. Portanto, terás de usar para toda a gente um pacote de linguagem que "bata" com a codificação que tens nas tabelas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Olá, obrigada pela ajuda e peço desculpa pela demora. Tenho estado ocupada e tenho deixado passar este erro.

Entretanto já estão todos em Pt_pt e o fórum está normal. Mas o erro dos caracteres continua lá.  :'( Acho que já não há salvação nenhuma. O que não ajuda em nada quando quero adicionar um novo tema ou mod que esteja em utf-8, porque isto troca-se tudo.

Agora estava a tentar passar o forum para o localhost para testar varias opções para nao fazer algo no servidor onde está o site que seja irreversível. Mas não está a dar para passsar sequer (Crio outro tópico para colocar esta questão?)

margarett

Verifica no phpmyadmin qual é a collation das tabelas e, dentro delas, a collation de cada um dos campos de texto. Sobretudo para as tabelas smf_messages e smf_boards

E sim, abre outro tópico para o outro problema ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Bem, eu ignorei um pouco este assunto porque era para ter encerrado o meu fórum mas voltei atrás com a decisão. Eu não acho que haja solução para este problema, começo a ter sérias dúvidas que algum dia se vá resolver. Há tantos mods que não consigo usar por causa do problema dos caracteres. :/ E tenho medo que de um dia para o outro o fórum deixe de dar e não haja mais nada a fazer...

Obrigada por toda a ajuda.

margarett

Podes dar um link para o teu fórum?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: