Simple Machines Community Forum

SMF Support => Português (Portuguese) => Language Specific Support => Arquivo => Topic started by: belaster on February 04, 2009, 04:52:37 PM

Title: Configurar envio de e-mails
Post by: belaster on February 04, 2009, 04:52:37 PM
Boa tarde, eu comecei a usar o smf agora e não entendo muito bem, então me desculpem se farei perguntas óbvias.
Criei um fórum local para teste, no localhost, e até então tudo está funcionando perfeitamente, porém não sei nem por onde começar para ele enviar e-mails, tanto de confirmaçao de cadastro quanto de lembrete de senha, ou seja, ele não envia e-mail nenhum. Onde eu consigo configurar algum servidor de e-mail?
Muito obrigada
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: jossanaijr on February 04, 2009, 05:02:31 PM
Seja bem-vinda belaster!
Instalastes o fórum no teu computador ou num serviço de hospedagem?  É que necessita ter acesso à SMTP ou phpMail.
A configuração fica no teu painel de administrador / configuração do servidor.
Deixando em PHP default (se tens habilitado no teu servidor ou PC) não precisa preencher mais nada.
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: belaster on February 05, 2009, 07:46:47 AM
Ola, muito obrigada pela ajuda,
Eu instalei numa máquina dentro de uma rede, pois a intenção é usar apenas internamente por questoes de sigilo. Não podemos colocar num serviço de hospedagem. Eu olhei no administrador/configuração do servidor e está no php default, porem tem algumas opções de smtp que eu não sei o que colocar... devo criar um e-mail externo e colocar as configurações de smtp do servidor?
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: margarett on February 05, 2009, 11:36:37 AM
Pois, se tens num PC local, é bem provável que não vás conseguir enviar mails. A máquina local, ou outra, tem de ter um SMTP para que os mails sejam enviados.

Se a tua máquina tiver SMTP (se for um mailserver) então basta-te configurar o PHP para "apontar" para o serviço de mails correcto.
Se não tiver, tens de indicar ao SMF o endereço (IP serve) do teu mailserver, username e password para que ele consiga ligar ao SMTP. Em qualquer caso, tens de verificar as configurações de "relay" do mailserver, para que este não rejeite a ligação.
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: jossanaijr on February 05, 2009, 03:30:47 PM
Mas será que colocando os dados de SMTP de uma conta no Gmail não funciona?
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: belaster on February 06, 2009, 12:42:31 PM
eu tentei configurar pelo gmail colocando o servidor e a porta (smtp.gmail.com, porta 587). Se mando um email para recuperar a senha por exemplo, ele fala que enviou o email, mas nunca chega na caixa de entrada.
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: margarett on February 10, 2009, 07:21:34 AM
E não está no SPAM?
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: taka101 on March 06, 2009, 09:04:15 AM
+ 1 pergunta de absoluto leigo:

Acabei de instalar o SMF em um provedor externo (GoDaddy), funciona uma maravilha, estou encantado... :D

Só falta 1 coisa: Tem como fazer com que as mensagens postadas no forum sejam automaticamente reenviadas para e-mails dos membros?
Eu não setei o SMTP, porque o meu provedor não fornece isso. Mas assim mesmo, eu recebo os e-mails do aplicativo, toda vez que ele precisa de alguma açao do administrador (=eu mesmo). Ou seja, pra ele me mandar mails, não precisa de SMTP... Então, a minha dedução é que pra ele mandar e-mails pros colegas, tb não precisa de servidor SMTP...  ...?  :o

[]s

takashi
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: margarett on March 06, 2009, 10:03:56 AM
O SMF trabalha quer por SMTP, quer pela função "mail()" do PHP (que depois manda o mail para algum SMTP, mas não tens de te preocupar com isso :P ).

Quando não tens SMTP configurado, estás a trabalhar pelo mail().

O que tu precisas para o que queres é um MOD que faça "digest". Ou seja, que dê ao fórum as capacidades de uma mailing list, em que toda a gente recebe todas as mensagens. O SMF não faz isso "de base" e, que eu saiba, não há nenhum MOD para o fazer...

A única hipótese seria activares, a todos os users, a opção de receberem por mail novos tópicos e respostas de TODOS os quadros. Que é uma opção que eles podem desactivar.

Deves no entanto perceber que fazer isso, pelo menos em mensagens individuais, gera um tráfego BRUTAL de mail e de carga ao servidor e que, em pouco tempo terás problemas com o teu host. O meu host, por exemplo, não me deixa enviar mais de 100 mails por hora. Se tiveres (em mais ou menos tempo) 1000 membros e 50 posts por dia (que não é nada), tens 50.000 mails por dia! E isto é uma alarvidade :P
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: jossanaijr on September 30, 2009, 01:37:26 PM
Que tal colocar este tópico no índice?
Title: Re: Configurar envio de e-mails
Post by: margarett on October 01, 2009, 05:18:04 AM
Feito ;)