HowTo : Como minimizar a utilização abusiva por parte de Spammers

Started by [Nuno], August 24, 2006, 06:26:13 PM

Previous topic - Next topic

[Nuno]

Um problema que acontece com alguma frequência nos fóruns, para não dizer muita, é a utilização abusiva por parte de utilizadores que "roubam" emails de outros para lhes enviar mensagens ou utilizarem as Mensagens Pessoais (PM) como forma de os contactar.

Pois bem, esta é uma forma de minimizar esse problema, definindo através de permissões que só os membros com 5 (cinco) ou mais mensagens podem enviar PM's, ver a Lista de Membros e o seu Perfil.

1 - Diminuir o número de recipientes em simultâneo nas PM

Em "Funcionalidades e Opções -> Configurações Básicas do Fórum -> Número máximo de recipientes permitidos numa mensagem pessoal" colocar um número aceitável como forma de diminuir os recipientes múltiplos. O valor 5 (cinco) pode servir de exemplo.

2 - Inibir membros com menos de 5 (cinco) mensagens de enviar PM's e de ver a Lista e o Perfíl dos Membros

Em "Permissões -> Definições -> Activar permissões para grupos baseados em contagem de mensagens" activar esta opção para definir permissões para todos os grupos de utilizadores baseado no número de mesagens.

Irão reparar que em "Permissões -> Permissões por Grupo" passam a estar visíveis todos os grupos de utilizadores.

Em seguida vamos modificar as permissões dos "Membros não agrupados" da seguinte forma:

"Ver a lista de membros" – Desactivar
"Enviar mensagens pessoais" – Desactivar
"Ver o resumo e estatísticas do perfil -> Qualquer perfil" – Desactivar
... e outras que considerem importantes.

De seguida seleccionamos o grupo "Novato" e em "Aplicar permissões como neste grupo" escolhemos os "Membros não agrupados".

Aos restantes, cujas permissões estão a 0 (zero), escolhemos "Aplicar o perfil de permissões pré-definido" e seleccionamos o perfil "Normal".
.
A partir deste momento, só os membros com perfil igual ou superior a "Membro Jr." podem utilizar os recursos anteriormente inibidos, por isso sugere-se o reajuste do número de mensagens adequado para cada caso..

Em "Editar Grupos de Membros -> Editar Grupos -> Grupos baseados no número de mensagens", opção "modificar" para o grupo "Membro Jr.", define-se para o "Mín. Mensagens" o valor de 5 (cinco) mensagens, como exemplo ilustrativo.

Repetir a operação para os restantes grupos, excepto "Novato", ajustando o novo número de mensagens para cada grupo existente.

aglioeolio

penei muito em meu forum pra chegar na mesma conclusão...

no Meu forum são no Minimo 25 mensagens para enviar MPs e criar novos topicos
inibe e MUITO os malditos trolls e spammers


ivogomes

SMF Portuguese Translator
SMF 2.0 (100% translated)

http://www.ivogomes.com
http://www.portaldascuriosidades.com

ideiafacil

Poxa a dica é excelente... obrigado mesmo.

Infelizmente meu fórum é de suporte e não posso travar abrir novos tópicos aos novatos recém chegados, afinal eles estão desesperados por ajuda as vezes... o ideal seria forçar o fulano a fazer uma busca antes de postar. ;D iria me economizar muitos tópicos ja respondidos..

Mas a idéia de travar PM e ver perfil é ótima.  :D
Comunidade de usuários openSuSE Linux Brasil
http://www.susebr.org/forum/ [nofollow]

[Nuno]

Boas,

As permissões aqui exemplificadas não inibem um utilizador de colocar mensagens no Fórum, mas sim de utilizar as Mensagens Pessoais e ver a Lista de Membros e respectivos Perfis.

Carlos Gandra

Olá,

Óptimos conselhos sem dúvida ;) Felizmente os problemas que tive com spammers foram pontuais, prontamente resolvidos e não justificaram a tomada de qualquer medida adicional para os travar. Mas se tal acontecer, a guerra começa e eu ganho :)
Carlos Gandra
Mundo dos Animais

ivogomes

Eu também tenho um problema com os posts repetidos no meu fórum. Para tentar minimizar isso, coloquei um botão grande ao lado da caixa de pesquisa com o texto "por favor PESQUISE primeiro". Pode ser que resulte :)
SMF Portuguese Translator
SMF 2.0 (100% translated)

http://www.ivogomes.com
http://www.portaldascuriosidades.com


TAXD



Advertisement: