Guia para efectuar e repor backups do fórum

Started by margarett, August 03, 2007, 07:11:10 PM

Previous topic - Next topic

margarett

Boas.
Já estava há uns tempos para fazer este guia. Vamos a ver se sai bem :D

O que se pretende:
Queremos mudar de servidor/domínio?
Queremos passar "online" o teste que começámos no nosso PC?
O nosso fórum "berrou" e vamos repor um backup anterior?

Pressupostos:
Servidor LAMP (Linux, Apache, MySql e PHP), e com CPANEL
Não tens CPanel? Terás de adaptar a tua realidade ao guia...

Ponto 1: Fazer o Backup
Ponto 1.1: Backup da BD:
--> Admin --> Manutenção do Fórum

É importante seleccionar as opções assinaladas.

O resultado será um ficheiro no formato .gz (comprimido em GZip). Este ficheiro contém o vosso fórum... Utilizadores, quadros, mensagens. O resto é só a estrutura de apoio...

Ponto 1.2: Backup dos ficheiros do SMF:
Através de um cliente de FTP, copiar para o PC todo o conteúdo da pasta onde se encontra o SMF.

E prontos, temos o nosso fórum devidamente salvaguardado no nosso PC.

O restauro vem já a seguir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

margarett

Vamos restaurar o nosso fórum no novo servidor!

Passo 1: Criar uma nova base de dados
Passo 1.1: CPANEL --> MYSQL DATABASES --> "New Database"

Damos à BD o nome que quisermos, claro.
Não esquecer que o nome atribuido à BD será o nome que escolhemos, com o prefixo do nosso nome de conta...
Passo 1.2: Criar um nome de utilizador e password no mysql para a nossa BD. O utilizador também vai ter o prefixo da nossa conta...

Passo 1.3: Atribuir o nosso utilizador à nossa BD:


E pronto, temos a nossa BD (vazia!!!!) e com um utilizador criado e configurado

Próximo passo: Importar o nosso backup!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

margarett

Ora bem... Restaurar a BD através do phpmyadmin normalmente não dá, porque acaba por abortar por "timeout".

Assim, é importante usar alguma "ajuda". É um script de php que restaura a nossa BD aos bocados, evitando assim que o mysql termine por timeout. É no entanto um processo algo moroso, e pesado para o servidor. Mas é a melhor opção...

Há várias hipóteses de scripts, vou só apresentar aqueles que conheço...
Em qualquer dos casos, devem criar uma pasta no vosso servidor onde coloquem o dito ficheiro, bem como o dump da vossa BD.

Nota Importante!!! Nesta fase, terão o vosso dump disponível para alguém sacar alegremente o vosso fórum. Convém dar um nome esquisito à pasta para não ser "adivinhável"...

Hipótese 1: "bigdump.php"
http://www.ozerov.de/bigdump.php
Antes de enviar o ficheiro "bigdump.php" para o novo servidor é no entanto necessário definir nele os parâmetros da nossa BD:

O nome do servidor serve bem como "localhost", é necessário dar os nomes de BD, user e password criados anteriormente.

De seguida, fazer upload do ficheiro para a pasta do servidor onde colocámos o dump da BD, e corrê-lo pelo browser:
www.forum.com/pasta_do_dump/bigdump.php

Carregamos em "Start Import" e resta-nos esperar. Demora tanto mais tempo quanto maior for a nossa BD...

Hipótese 2: "restore_backup.php"
http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=18350.20
O mesmo procedimento, com duas diferenças: não é preciso editar o ficheiro, o script pede-nos os dados, tal e qual o SMF, e o bigdump encontra sozinho o dump, e neste temos de lhe indicar o caminho...

Introduzir os nossos dados de BD, user e password, bem como o caminho do dump, e siga!!
Mais uma vez, esperar pelo fim do processo, que pode demorar mais ou menos consoante o tamanho do nosso backup.

No final do processo, aconselho vivamente apagar o dump e o script do servidor!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

margarett

Parte final do processo: Devolver os ficheiros do SMF a uma nova pasta do nosso novo servidor.
Esta fase é simples, usem um cliente de FTP e copiem o que copiaram antes para o PC.
No final do processo, não vão conseguir abrir o fórum, por diversos motivos: os caminhos estão todos trocados mas, mais importante, os nomes de BD, user e pass do mysql não estão correctos!

Para recuperar isso tudo, vamos usar uma ferramenta chamada "repair_settings.php"
http://www.simplemachines.org/download/?tools

Basta fazer download do ficheiro, e fazer upload para a pasta do vosso recém-copiado fórum. De seguida, corrê-lo pelo browser:
www.forum.com/smf/repair_settings.php

Não há grandes explicações a dar, basta ir corrigindo os campos errados, e no final carregar em "Save".

Apagar o "repair_settings.php" e abrir o fórum.

Txaram! :D :D :D :D
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

aglioeolio

otima dica, essa do 'BigDump' pra recuperar o BD, Bruno.
Otimo tutorial tb, parabens

pra fazer o Backup eu uso o HeidiMySQL (antigo MySQL Front) porque o meu backup na admin do SMF dá erro sempre, nao sei porque motivo...


panzetti

repair_settings ele deixa a base de dados atual como se fosse a mais atual? ou original? mantendo apenas os dados da estrutura de instalação?
André Panzetti
www.shotgames.com.br

margarett

O repair_settings não mexe na BD! Ou melhor, mexe, mas apenas para corrigir caminhos e definições erradas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Achei o topico muito confuso, uma salganhada de sugestões que só confundem quem não entende nada sobre o assunto... Quanto mais leio sobre este assunto menos percebo. Será que alguém pode explicar-me, de uma forma descomplicada,  como se repôe o bd de um fórum para outro  ? 
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Quote from: pedrox on August 25, 2008, 06:31:46 PM
Achei o topico muito confuso, uma salganhada de sugestões que só confundem quem não entende nada sobre o assunto... Quanto mais leio sobre este assunto menos percebo. Será que alguém pode explicar-me, de uma forma descomplicada,  como se repôe o bd de um fórum para outro  ? 
Não conhecia este tópico ainda mas achei bem explicado.  O que não entendestes?

pedrox

#9
A ver se eu entendi:

Envio o conteudo do BD para o host... (crio uma pasta para o efeito a que dou um nome qualquer ) A pasta é enviada zipada ou não ?

Depois boto os dados no "bigdump.php"...

(onde se abre o "bigdump.php" ? Estou usando o Bloco de Notas e o texto fica todo misturado e não se percebe nada...)

"De seguida, fazer upload do ficheiro para a pasta do servidor onde colocámos o dump da BD, e corrê-lo pelo browser:
www.forum.com/pasta_do_dump/bigdump.php "

Esse link não abre...

E botava o "bigdump.php" exactamente a onde ? Em que pasta no host ?


"Carregamos em "Start Import" e resta-nos esperar. Demora tanto mais tempo quanto maior for a nossa BD..."

Ai tb não entendo... "Carregamos em "Start Import", isso é um programa ?

...........

Quote from: aglioeolio on August 06, 2007, 09:09:10 AM
otima dica, essa do 'BigDump' pra recuperar o BD, Bruno.
Otimo tutorial tb, parabens

pra fazer o Backup eu uso o HeidiMySQL (antigo MySQL Front) porque o meu backup na admin do SMF dá erro sempre, nao sei porque motivo...

Este programa restaura só o conteudo geral do BD (quando mudamos de servidor) ou tb dá pra restaurar selectivamente ?
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

#10
Quote from: pedrox on August 26, 2008, 03:49:45 AM
A ver se eu entendi:

Envio o conteudo do BD para o host... (crio uma pasta para o efeito a que dou um nome qualquer ) A pasta é enviada zipada ou não ?
Não zipada.
Quote
Depois boto os dados no "bigdump.php"...

(onde se abre o "bigdump.php" ? Estou usando o Bloco de Notas e o texto fica todo misturado e não se percebe nada...)
Eu uso o Notepad ++.
Quote
"De seguida, fazer upload do ficheiro para a pasta do servidor onde colocámos o dump da BD, e corrê-lo pelo browser:
www.forum.com/pasta_do_dump/bigdump.php "

Esse link não abre...
Isso é um exemplo.  Tens que alterar para os teus endereços de site e diretorio.
Quote
E botava o "bigdump.php" exactamente a onde ? Em que pasta no host ?
Pelas instruções no mesmo diretorio.
Quote

"Carregamos em "Start Import" e resta-nos esperar. Demora tanto mais tempo quanto maior for a nossa BD..."

Ai tb não entendo... "Carregamos em "Start Import", isso é um programa ?
Acho que tens que clicar no link Start Import.

dujapa

Tentei o método 2:
Backup Creation e Restore

No Backup, foi tudo perfeito, não deu erro algum.

No restore apareceu essa lista de erros:

Some of the queries were not executed properly. Technical information about the queries:
Line #7871: Invalid default value for 'logTime'
Line #7902: Table 'dujapa_smf.smf_log_online' doesn't exist
Line #42346: Illegal double '03690e5666' value found during parsing
Line #42604: Illegal double '265967e784' value found during parsing
Line #42862: Illegal double '3e97007333' value found during parsing
Line #43000: Illegal double '918965e559' value found during parsing


Utilizei o repair_settings.php

Todos os campos que estavam diferentes dos padroes informados, foram alterados, mas continua dando erro na base de dados.

Alguma idéia de como me ajudar?

margarett

Deu erro a importar alguma coisa. Apaga as tabelas todas e tenta novamente,
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

MAXIPT

De à uns meses para cá não consigo fazer backup do meu fórum de maneira nenhuma e estou a ficar preocupado.
Quando tento fazer o backup na manutenção do fórum dá-me o erro 500 Internal Server Error.
No phpMyAdmin tambem nada! Timeout error.
Sinceramente não sei o que ei de fazer.  :'(
Alguma dica?  ???

AlaStar

Quote from: MAXIPT on December 29, 2008, 06:54:57 AM
De à uns meses para cá não consigo fazer backup do meu fórum de maneira nenhuma e estou a ficar preocupado.
Quando tento fazer o backup na manutenção do fórum dá-me o erro 500 Internal Server Error.
No phpMyAdmin tambem nada! Timeout error.
Sinceramente não sei o que ei de fazer.  :'(
Alguma dica?  ???

Tens o CPanel (este é pago) ou o Webmin (este é free) instalado no servidor ?
se sim podes fazer o backup através do CPanel ou do Webmin ;)

FragaCampos

Sim, também me acontecia isso e agora faço os backups através do cpanel.

Ederson Lima

Eu tenho backup do Banco de Dados, e tive que mudar o link do fórum onde o mesmo estava hospedado!!

Tenho que instalar o SMF, por o Idioma Português, Instalar o tema que havia antes (se for o caso)... e... só depois tenho que fazer o procedimento de importação do backup, estou certo??

Aguardo respostas, até!!  ;D

margarett

Não.

Importas a BD (passando naturalmente pela criação da BD, user, pass, etc), copias a pasta do SMF para uma pasta qualquer no teu host, copias a pasta da linguagem para o sítio correcto dela, copias o tema para a pasta apropriada e, finalmente, ajustas o Settings.php com o nome da BD, user e pass.

Só depois disto tudo vais "correr" o teu site, começando pelo repair_settings.php

Boa sorte
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Ederson Lima

Bom, eu não pude fazer pelo método "bigdump.php" e nem pelo método "restore_backup.php".

Pude importar o backup usando o MyAdminPHP do meu host, até aí tudo bem, coloquei os arquivos de volta no lugar, usei o repair settings e tudo!!!

Mas, agora todo o site ficou com a linguagem "utf9", o que é muito desconfortável no fórum, tenho que fazer algo em especial!!

Eu vi que na hora da importação eu poderia selecionar o tipo do BD, exemplo: utf9, latin1, entre outros... E vi referências com o latin1. Então acho que tenho que re-importar como esse formato e não como utf9, certo??

Devo fazer o teste para informar aqui!

margarett

UTF-8, não 9 :P (e espero não estar a dizer asneiras :P )

Tens 2 hipóteses: ou carregas uma linguagem UTF-8 e depois vais à manutenção do fórum --> converter para UTF-8 ou importas como latin e mantens tudo igual...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: