Não consigo actualizar nem aplicar pacotes

Started by pedrox, November 15, 2008, 02:38:25 PM

Previous topic - Next topic

pedrox

Vão achar que sou um chato mas não consigo resolver o meu problema e já se arrasta há mais de ano. Já tinha aberto um tópico (http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=272155.0) mas entretanto outra pessoa postou lá o seu problema e houve várias respostas a esse pedido de ajuda e agora ficou muito confuso, dai eu ter decidido abrir um novo tópico e deixar que essa pessoa continue usando o meu tópico para resolver o problema dela...

O meu problema é o seguinte:

Não consigo actualizar o fórum e já está por actualizar desde a versão
SMF 1.1.5

Dá esse erro:

!!
Error in Package Installation
At least one error was encountered during a test installation of this package. It is strongly recommended that you do not continue with installation unless you know what you are doing, and have made a backup very recently. This error may be caused by a conflict between the package you're trying to install and another package you have already installed, an error in the package, a package which requires another package that you don't have installed yet, or a package designed for another version of SMF.
.

Também não consigo aplicar nenhum pacote nem o TinyPortal e dá o mesmo erro... 


Houve uma vez que graças á intervenção do margarett ele conseguiu aplicar o TinyPortal, mas infelizmente, o problema continuou e não se consegue actualizar nem aplicar nada  :)
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Se você não consegue atualizar pelo administrador de pacotes deves fazê-lo por FTP.  Atualiza para a versão 1.1.7.
Talvez alguns mods não funcionem e tenham que ser reinstalados, mas pelo menos ficas com a última versão mais segura.

Não uso o TinyPortal; talvez ele seja em parte a causa do problema.

pedrox

#2
É essa versão para actualizar ?

Large upgrade
Using modifications, or not using SMF 1.1.6? No problem, this is what you need. 

Não devia ser a versão  1.1.7 ? Mas só lá está essa para actualização... :)
Ajuda e serás ajudado


pedrox

#4
opsss, agora me lembrei, isso também é um problema porque, como eu disse, não consigo aplicar pacotes e a actualização do fórum costuma desaplicar o TP e depois não consigo mais aplica-lo, como já aconteceu antes  :o

E ai ficava com um problema ainda maior porque o TP é fundamental para o meu fórum

Enquanto não conseguir resolver os problemas de base, que impedem o funcionamento normal, não vou lá. E até agora, apesar de já ter exposto o problema em vários fóruns, ainda ninguém conseguiu ajudar-me a resolver isto...
Ajuda e serás ajudado

uni

Podes fazer a actualização upando os ficheiros por FTP e depois correr o upgrade.php. Mas se tiveres mods vais ter mesmo de voltar a instalar.

pedrox

Quote from: uni on November 16, 2008, 09:50:46 AM
Podes fazer a actualização upando os ficheiros por FTP e depois correr o upgrade.php. Mas se tiveres mods vais ter mesmo de voltar a instalar.

Eu não tenho mods instalados só tenho o TinyPortal e não posso correr o risco de o desaplicar porque depois não ia conseguir aplica-lo novamente. simplesmente porque o meu fórum não aplica nada... e ai é que está o problema
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

O Tiny Portal só não vai funcionar se for 2.0, mas realmente talvez tenhas que editar os arquivos novamente.
Por outro lado, corres o risco deixando desatualizado.
E agora existe a opção do Simple Portal.

margarett

Não faço ideia do que isso possa ser.

Para já deixa-te estar. Quando tiver um bom bocado livre, falo contigo. Esta semana já não deve dar...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Quote from: margarett on November 19, 2008, 07:17:55 AM
Não faço ideia do que isso possa ser.
Para já deixa-te estar. Quando tiver um bom bocado livre, falo contigo. Esta semana já não deve dar...

Ok, margarett. Vou ficar aguardando, obrigado  :)

jossanaijr, no meu caso o Simples Portal não serve. Eu já o instalei uma vez e desinstalei porque é muito diferente do TP. O meu fórum é de filmes e o SP não permite que se escolham várias secções para aparecerem no portal.  E essa pção é indispensável no meu fórum  :D
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Mas qual é o teu problema em reinstalar manualmente o TP?

pedrox

#11
Quote from: jossanaijr on November 20, 2008, 03:29:00 PM
Mas qual é o teu problema em reinstalar manualmente o TP?

Porque qualquer pacote precisa de ser aplicado para funcionar e quando clico em "aplicar" dá sempre esse erro...

!!
Error in Package Installation
At least one error was encountered during a test installation of this package. It is strongly recommended that you do not continue with installation unless you know what you are doing, and have made a backup very recently. This error may be caused by a conflict between the package you're trying to install and another package you have already installed, an error in the package, a package which requires another package that you don't have installed yet, or a package designed for another version of SMF.
Ajuda e serás ajudado

Costa

Instalar manualmente significa mexer nos arquivos com um editor php e não upar pelo gerenciador de pacotes . . .
Hugo "Costa" Fernandes - PT SMF
Todas as MP's a pedir ajuda são sujeitas a radioactividade, microondas, queimadas e atiradas borda fora.

"At least someone appreciates the fact that I am doing and not thinking..."
"Laziness is counter-revolutionary."

pedrox

#13
Quote from: Costa on November 21, 2008, 06:41:45 AM
Instalar manualmente significa mexer nos arquivos com um editor php e não upar pelo gerenciador de pacotes . . .

Mas se existe uma incompatibilidade, e se actualiza mesmo assim (manualmente),  depois não causa problema ?

Além disso é razoável instalar e actualizar tudo dessa forma ?
Porque não hei-de pretender fazer as coisas da forma que toda a gente faz ?
Eu quero actualizar e instalar pacotes clicando apenas em "aplicar" e que as coisas funcionem. Porque se não funcionam assim e tenho de aplicar tudo "á força",  qualquer dia posso já nem conseguir faze-lo dessa forma, se é que ia resultar...
Ajuda e serás ajudado

Costa

pedrox, instalar manualmente tem o mesmo efeito do que instalar pelo gerenciador depacotes
Eu instalei o 1.1.6 e o 1.1.7 manualmente
Instalo muitos mods manualmente, faço as traduções de mods manualmente.

Nem todos usam o gerenciador de pacotes, até porque fazendo manualmente aprendo mais sobre as funções do SMF do que se o fizer pelo gestor de pacotes.

São opções que cada um deve tomar

Eu fazia tudo pelo gerenciador de pacotes, até queme deu um erro, aí começei mexendo manualmente e deixei de ter erros. pq aprendi como se fazem as coisas
Hugo "Costa" Fernandes - PT SMF
Todas as MP's a pedir ajuda são sujeitas a radioactividade, microondas, queimadas e atiradas borda fora.

"At least someone appreciates the fact that I am doing and not thinking..."
"Laziness is counter-revolutionary."

pedrox

#15
Existe um manual em português para actualizar manualmente o fórum e o Tiny Portal ? E é facil ? Receio estragar tudo



Ajuda e serás ajudado

Costa

Nop, em inglês.
Quando baixas um mod tens do lado direito as instruções de instalção manuais, em inglês
Hugo "Costa" Fernandes - PT SMF
Todas as MP's a pedir ajuda são sujeitas a radioactividade, microondas, queimadas e atiradas borda fora.

"At least someone appreciates the fact that I am doing and not thinking..."
"Laziness is counter-revolutionary."

pedrox

#17
Bem, mas acualizando o fórum manualmente não iria desistalar o TP ?
E se o TP desinstalar posso instala-lo tb manualmente sem ter de clicar em "aplicar  Tiny Portal" ?
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Pedrox,
eu também aprendi instalando manualmente.

O que precisas?
# Acesso por FTP (eu uso FilleZila)
# Editor php (eu uso Notepad++)

Como fazer?
Resumindo
#1 Backup do teu fórum
#2 Deixar o teu fórum em manutenção
#3 Desisntalar o TPortal
#4 Instalar a nova versão do SMF
#5 Tentar instalar o TP na nova versão
#6 Instalar com erros e Editar manualmente os arquivos que não puderem ser instalados automaticamente
#7 Para editar manualmente: baixa os arquivos em questão para o teu PC, faz backup, usa o editor php para acrescentar os códigos conforme é explicado, no caso como instalar manualmente o TP, upload do arquivo modificado para o teu fórum.

Costa

Bem mandado jossanaijr

Pedrox, TODOS os mod's podem ser aplicados manualmente
No início pode ser complicado, mas depois abituas-te...rs

Eu quando começei a mexer no SMF nem sabia o que era php :P
Google, pesquisa nos simplemachines.org, paciência e muito café ajudam :P

qqer coisa, dá um grito por aqui que quem puder ajuda
Hugo "Costa" Fernandes - PT SMF
Todas as MP's a pedir ajuda são sujeitas a radioactividade, microondas, queimadas e atiradas borda fora.

"At least someone appreciates the fact that I am doing and not thinking..."
"Laziness is counter-revolutionary."

pedrox

Vou tentar mas não me sinto nada seguro...  :P
Ajuda e serás ajudado

Costa

Umas cervejinhas e a coragem apareçe rápido :P
Hugo "Costa" Fernandes - PT SMF
Todas as MP's a pedir ajuda são sujeitas a radioactividade, microondas, queimadas e atiradas borda fora.

"At least someone appreciates the fact that I am doing and not thinking..."
"Laziness is counter-revolutionary."

jossanaijr

Mas não esqueça de fazer backup antes.
Eu aconselho a fazer backup TOTAL do teu diretorio do fórum, via FTP para o teu PC, além da tua base de dados (esta podes fazer por dentro do SMF)
Se der errado  e tiveres que voltar, com backup total está tudo normal em poucos minutos.

pedrox

Quote from: jossanaijr on November 21, 2008, 08:14:13 AM
Mas não esqueça de fazer backup antes.
Eu aconselho a fazer backup TOTAL do teu diretorio do fórum, via FTP para o teu PC, além da tua base de dados (esta podes fazer por dentro do SMF)
Se der errado  e tiveres que voltar, com backup total está tudo normal em poucos minutos.

Vou pedir ao meu host pra fazer um backup geral do meu dominio, pra no caso de haver problemas...  :D
Ajuda e serás ajudado

pedrox

#24
Tentei actualizar manualmente, seguindo esse manual
http://forum.joomlamz.com/index.php/topic,4271.0.html mas quando cheguei á 3 pasta o fórum desapareceu. Felizmente, tinha guardado cópias das pastas alteradas. Fiz exactamente como indica o tutorial, procedendo ás substituições indicadas, não percebo porque não resultou...

Entretanto o TP tb se desinstalou...

Não sei mais o que fazer, fiquei sem alternativas...  :o
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Olá pedrox,
como é que está a situação agora?
Instalastes o 1.1.7?
Quais as pastas que estavas substituindo?

pedrox

A situação está péssima. Falhei todas as tentativas de actualização. E para piorar ainda mais as coisas, acabei de descobrir que quando tentei actualizar o fórum enviando os ficheiros para o host, por algum motivo que desconheço, os ficheiros foram parar a outras pastas... Já uso FTP há quase 2 anos, e nunca me tinha sucedido isto. Envia-se os ficheiros para uma pasta mas eles vão para outra. Na ultima vez foram para a pasta Calander... vá-se lá saber porquê...

Enfim, perdi totalmente o controle da situação...
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Se tens o backup do banco de dados não é tão grave...
Talvez seja melhor reinstalar do zero a versão 1.1.7, usando o backup base de dados que tens.
Depois instalar o TP e, por último, algum outro mod que já usavas.

pedrox

Ainda vou tentar actualizar o fórum com um novo programa de FTP.  Eu uso o Filezila, há uma semana, e é péssimo, envia-me as pastas para todo o lado menos para onde eu as quero enviar...   
Ajuda e serás ajudado

jossanaijr

Eu uso o FilleZila e nunca tive este problema!

pedrox

Consegui actualizar o fórum. Agora tenho de reinstalar o TP...

O que devo fazer com os ficheiros da actualização que o Filezilla enviou para dentro da pasta Calendar e Avatars quando tentava actualizar ? Será que podem dar problema ? Como devem ter substituido algumas pastas, se agora for apagar tudo posso estar apagando pastas importantes... O que me aconselham ?  :D
Ajuda e serás ajudado

margarett

Eu dizia-te... apagar TUDO menos o Settings.php. Carregar um "large update" fresquinho, e avançar a partir daí!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Quote from: margarett on November 25, 2008, 05:27:16 AM
Eu dizia-te... apagar TUDO menos o Settings.php. Carregar um "large update" fresquinho, e avançar a partir daí!

Não entendi muito bem o que queres dizer com "apagar tudo" ..

Entretanto, dá-me esse erro na aplicação do TP

8.     Execute Modification     tinyportal1056.mod     Modification parse error
Ajuda e serás ajudado

margarett

Apagar toda a pasta do fórum. A BD fica lá, não te preocupes ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

#34
Quote from: margarett on November 25, 2008, 06:07:23 AM
Apagar toda a pasta do fórum. A BD fica lá, não te preocupes ;)

Isso é tentador. só que tenho pelo menos de poupar as pastas "avatars" e "Smileys" porque eu troquei os Smileys"...

Depois de apagar as restantes pastas envio para lá o quê ?
Ajuda e serás ajudado

margarett

Isso podes fazer sem problemas. O que é importante limpar é a pasta Sources e Themes, bem como a "root"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Bem, já comecei a apagar tudo. Antes tive de comprar um programa de ftp (o FlashFXP) para evitar mais problemas. Quando essas pastas estiverem apagadas envio para lá o pacote de actualização ? Essa parte é que eu não entendi...
Ajuda e serás ajudado

margarett

Comprar? Xiça...

Quando tudo (menos o Settings.php e as pastas que mantiveres) estiver apagado, envias para lá o "large update" SEM substituir os ficheiros já existentes ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

#38
Parece que correu tudo bem  ;D

Agora quanto ao TP (TP106_beta2), quando tento aplica-lo dá esse erro:

"Session verification failed. Please try logging out and back in again, and then try again. "


Sai e voltei a entrar e repete sempre o mesmo


Ajuda e serás ajudado

margarett

Faz "reparar erros" na admin e, no limite, apaga o conteudo da tabela "smf_sessions" através do phpmyadmin
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Ajuda e serás ajudado

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

#42
Quote from: margarett on November 25, 2008, 07:55:50 AM
Sim, mas apagar o conteudo, não a tabela!

Pra apagar só o conteudo é nesse x vermelho ? ou em "limpa" ?
Ajuda e serás ajudado

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

#44
Não resultou... limpei mas continua a dar o mesmo erro

Instalei um fórum do zero e dá o mesmo erro

Será algum problema a nivel do servidor ?
Ajuda e serás ajudado

margarett

Não. Essa das sessões já vi acontecer várias vezes e não me lembro da causa.

Experimenta mudar o nome do teu "cookie" (ou apagar os cookies no teu browser), apagar temporários, etc.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

#46
Quote from: margarett on November 25, 2008, 09:22:59 AM
Não. Essa das sessões já vi acontecer várias vezes e não me lembro da causa.
Experimenta mudar o nome do teu "cookie" (ou apagar os cookies no teu browser), apagar temporários, etc.

Usei o CCleaner para limpar os temporários, apaguei todos os cookies, mas não reasultou...   

Ajuda e serás ajudado

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Ajuda e serás ajudado

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

Não entendi nada. Alguém pode traduzir isso por miudos ?  :P
Ajuda e serás ajudado

margarett

Simples:
Sources/Packages.php

Encontra:

unction PackageInstallTest()
{
    global $boarddir, $txt, $context, $scripturl, $sourcedir, $modSettings;

    checkSession('get');


Substitui por:

function PackageInstallTest()
{
    global $boarddir, $txt, $context, $scripturl, $sourcedir, $modSettings;

    checkSession('request');
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

pedrox

RESULTOU  :P Caramba :D graças a ti  ;D

Espero que nunca mais passe por isto  :P

Resolvido, Obrigado margarett   :D eheh
Ajuda e serás ajudado

margarett

OK, agora é só voltares a instalar temas, MODs e etc e tal. Conselho, instala os temas de "fresco", não aproveites os teus backups. Esses já têm alterações pra lá metidas...

Não esquecer do que te disseram já várias vezes: quantos mais MODs, menores as hipóteses de conseguires a instalação automática ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: