News:

Wondering if this will always be free?  See why free is better.

Main Menu

Configurar envio de e-mails

Started by belaster, February 04, 2009, 04:52:37 PM

Previous topic - Next topic

belaster

Boa tarde, eu comecei a usar o smf agora e não entendo muito bem, então me desculpem se farei perguntas óbvias.
Criei um fórum local para teste, no localhost, e até então tudo está funcionando perfeitamente, porém não sei nem por onde começar para ele enviar e-mails, tanto de confirmaçao de cadastro quanto de lembrete de senha, ou seja, ele não envia e-mail nenhum. Onde eu consigo configurar algum servidor de e-mail?
Muito obrigada

jossanaijr

Seja bem-vinda belaster!
Instalastes o fórum no teu computador ou num serviço de hospedagem?  É que necessita ter acesso à SMTP ou phpMail.
A configuração fica no teu painel de administrador / configuração do servidor.
Deixando em PHP default (se tens habilitado no teu servidor ou PC) não precisa preencher mais nada.

belaster

Ola, muito obrigada pela ajuda,
Eu instalei numa máquina dentro de uma rede, pois a intenção é usar apenas internamente por questoes de sigilo. Não podemos colocar num serviço de hospedagem. Eu olhei no administrador/configuração do servidor e está no php default, porem tem algumas opções de smtp que eu não sei o que colocar... devo criar um e-mail externo e colocar as configurações de smtp do servidor?

margarett

Pois, se tens num PC local, é bem provável que não vás conseguir enviar mails. A máquina local, ou outra, tem de ter um SMTP para que os mails sejam enviados.

Se a tua máquina tiver SMTP (se for um mailserver) então basta-te configurar o PHP para "apontar" para o serviço de mails correcto.
Se não tiver, tens de indicar ao SMF o endereço (IP serve) do teu mailserver, username e password para que ele consiga ligar ao SMTP. Em qualquer caso, tens de verificar as configurações de "relay" do mailserver, para que este não rejeite a ligação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

jossanaijr

Mas será que colocando os dados de SMTP de uma conta no Gmail não funciona?

belaster

eu tentei configurar pelo gmail colocando o servidor e a porta (smtp.gmail.com, porta 587). Se mando um email para recuperar a senha por exemplo, ele fala que enviou o email, mas nunca chega na caixa de entrada.

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

taka101

+ 1 pergunta de absoluto leigo:

Acabei de instalar o SMF em um provedor externo (GoDaddy), funciona uma maravilha, estou encantado... :D

Só falta 1 coisa: Tem como fazer com que as mensagens postadas no forum sejam automaticamente reenviadas para e-mails dos membros?
Eu não setei o SMTP, porque o meu provedor não fornece isso. Mas assim mesmo, eu recebo os e-mails do aplicativo, toda vez que ele precisa de alguma açao do administrador (=eu mesmo). Ou seja, pra ele me mandar mails, não precisa de SMTP... Então, a minha dedução é que pra ele mandar e-mails pros colegas, tb não precisa de servidor SMTP...  ...?  :o

[]s

takashi

margarett

O SMF trabalha quer por SMTP, quer pela função "mail()" do PHP (que depois manda o mail para algum SMTP, mas não tens de te preocupar com isso :P ).

Quando não tens SMTP configurado, estás a trabalhar pelo mail().

O que tu precisas para o que queres é um MOD que faça "digest". Ou seja, que dê ao fórum as capacidades de uma mailing list, em que toda a gente recebe todas as mensagens. O SMF não faz isso "de base" e, que eu saiba, não há nenhum MOD para o fazer...

A única hipótese seria activares, a todos os users, a opção de receberem por mail novos tópicos e respostas de TODOS os quadros. Que é uma opção que eles podem desactivar.

Deves no entanto perceber que fazer isso, pelo menos em mensagens individuais, gera um tráfego BRUTAL de mail e de carga ao servidor e que, em pouco tempo terás problemas com o teu host. O meu host, por exemplo, não me deixa enviar mais de 100 mails por hora. Se tiveres (em mais ou menos tempo) 1000 membros e 50 posts por dia (que não é nada), tens 50.000 mails por dia! E isto é uma alarvidade :P
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

jossanaijr

Que tal colocar este tópico no índice?

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: