Problema com caracteres

Started by Veee, April 02, 2015, 11:24:57 AM

Previous topic - Next topic

Veee

Olá boa tarde,
há uns tempos eu converti o meu fórum de phpbb3 para smf e, quando isto aconteceu não lhe dei muita importância, mas agora vou tornar o fórum no foco principal, ou seja, também tenho um site só que vou apagar e deixar apenas o fórum funcional... Então eu queria ter tudo a funcionar como deve ser.

Lembro-me quando converti de ter corrido tudo bem, e nem tive problemas com os caracteres, mas quando comecei a utilizar o fórum, por exemplo, para escrever uma mensagem, se eu colasse texto de outra fonte, quando a mensagem era postada ficava tudo desfigurado... Então encontrei uma solução de usar outro mod, em vez de usar o editor que vem com o smf. Mas tenho notado que outros mods têm o problema dos acentos e isto é uma chatice. Não sei se ignorando esta situação vai piorar no futuro e ser impossível de solucionar isto (se é que ainda é possível...)

Também fiz aquilo de converter a base de dados para utf pela ferramenta que está no fórum e assim é que deixou os caracteres todos muito esquisitos. Se não o fizer, está tudo bem, exceto no que toca ao editor do smf e certos mods.

Não sei se estou a ver bem, porque não entendo nada de phpmyadmin, mas na base de dados antiga de phpbb diz utf8_bin e na de smf diz utf8_general_ci....

Sabem-me dar alguma solução?
Agradeço desde já qualquer ajuda.

margarett

Problemas de codificação de caracteres são do piorzinho que se apanha...

Estás a usar que linguagem? Português? UTF8 ou não?
Depois, tens de ir ao phpmyadmin e verificar a "collation" de todas as partes:
* tabelas (especialmente "smf_messages" e "smf_topics")
* Dentro das tabelas, os campos de texto (especialmente "body" e "subject")
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

#2
Olá,
pois, já há tempos que ando a tentar solucionar isto sem ter de publicar aqui. Eu tento sempre procurar a solução e só mesmo no último recurso é que peço ajuda... Acho que é o pacote PT normal, de ISO-8859-1.

O smf_messages diz utf8_general_ci e o smf_topics diz utf8_general_ci também.

Dentro das tabelas das mensagens tá tudo normal, os títulos dos tópicos e as mensagens estão todas com acentos e pontuação, tudo a funcionar bem. Na tabela dos tópicos não há essas opções de subject e body, onde é que se vê?

Obrigada.

margarett

Experimenta carregar o pacote de linguagem PT mas na versão UTF8. Deve ser só isso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

 :o  :o  :o  :o
Eu tenho quase a certeza que fiz isto, a principio na altura da instalação acho que havia uma opção a perguntar qual dos idiomas em PT e quando meti o UTF8 ficou tudo mal, mas agora já deu. Era tão simples...

Muito obrigada!!!   ;D :D

Veee

Afinal não dá. Isso de facto solucionou o problema do editor e dos mods mas eu agora acedi ao fórum pelo telemóvel e depois tentei com outro browser e aparece isto assim:



:(

O que é que posso fazer?

margarett

Verifica a "collation" da tabela smf_boards e dos Campos de texto lá dentro. Se forem UTF8, edita a descrição dos quadros, corrige os caracteres manhosos e salva. Deve corrigir ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Isto é mesmo muito estranho. Sendo o português ISO-8859-1, está tudo bem, assim que seleciono o pt UTF8 fica tudo, mas mesmo tudo mal... agora abri um tópico, por exemplo, e mensagens que têm acentos nem sequer aparecem, aparece um espaço branco, só se vêm as mensagens dos que escreveram sem acentuação nenhuma.  :-\

Isto:



vs



(a mesma "mensagem" - estou a usar um tema diferente como administradora, em relação à minha conta de testes)

Não há solução para isto pois não?  :'(

Veee

#8
Outra coisa que reparei agora.. Se eu me logar com a conta de testes os caracteres estão bons, mas com a minha de admin ficam com aqueles simbolos estranhos. :/

edit: agora nenhum dos idiomas em português funciona....
Eu fui editar o meu perfil e não reparei que a opçao "arabic" estava selecionada, por isso aquilo mudou tudo. Quando voltei a colocar em portugues ficou com os caracteres com problema. Isto foi só uma alteração no meu perfil e não no idioma do fórum. Mas isso acontece com todas as contas de admin. Agora alterei para inglês e já está tudo bem. Queria mesmo ver se resolvia o problema com o português...

Veee

Já não consigo editar mais, agora os membros todos também não conseguem meter o fórum em PT. Tem de estar em inglês e no outro sem ser utf.

vms

Quote from: veruskapt on April 04, 2015, 08:57:03 AM
Já não consigo editar mais, agora os membros todos também não conseguem meter o fórum em PT. Tem de estar em inglês e no outro sem ser utf.
Se fores aqui deve dar para escolher a língua padrão para todos os membros,
»    Centro de Administração »    Idiomas »    Propriedades


margarett

O problema das "collations" é aquilo que é introduzido, em que formato, e que depois se se mudar esgalha tudo :(

Quote from: veruskapt on April 02, 2015, 11:56:05 AM
Dentro das tabelas das mensagens tá tudo normal, os títulos dos tópicos e as mensagens estão todas com acentos e pontuação, tudo a funcionar bem.
Isso é porque, ao acederes ao phpmyadmin, a "collation" em que te é servida a página confere com o conteúdo das tabelas. Podes verificar no teu browser qual é a codificação que lá tens. No Firefox por exemplo podes ver nos menus: View --> Character encoding
Deve dizer-te "Unicode", p.f. confirma

No SMF, a codificação é definida pelo pacote de linguagem. Portanto, terás de usar para toda a gente um pacote de linguagem que "bata" com a codificação que tens nas tabelas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Olá, obrigada pela ajuda e peço desculpa pela demora. Tenho estado ocupada e tenho deixado passar este erro.

Entretanto já estão todos em Pt_pt e o fórum está normal. Mas o erro dos caracteres continua lá.  :'( Acho que já não há salvação nenhuma. O que não ajuda em nada quando quero adicionar um novo tema ou mod que esteja em utf-8, porque isto troca-se tudo.

Agora estava a tentar passar o forum para o localhost para testar varias opções para nao fazer algo no servidor onde está o site que seja irreversível. Mas não está a dar para passsar sequer (Crio outro tópico para colocar esta questão?)

margarett

Verifica no phpmyadmin qual é a collation das tabelas e, dentro delas, a collation de cada um dos campos de texto. Sobretudo para as tabelas smf_messages e smf_boards

E sim, abre outro tópico para o outro problema ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Veee

Bem, eu ignorei um pouco este assunto porque era para ter encerrado o meu fórum mas voltei atrás com a decisão. Eu não acho que haja solução para este problema, começo a ter sérias dúvidas que algum dia se vá resolver. Há tantos mods que não consigo usar por causa do problema dos caracteres. :/ E tenho medo que de um dia para o outro o fórum deixe de dar e não haja mais nada a fazer...

Obrigada por toda a ajuda.

margarett

Podes dar um link para o teu fórum?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Advertisement: