News:

SMF 2.1.4 has been released! Take it for a spin! Read more.

Main Menu

Problema acentuação

Started by Ruteski, August 05, 2015, 06:53:24 AM

Previous topic - Next topic

Ruteski

Pessoal, estou com um problema no meu fórum referente a pontuação.
Qualquer palavra que eu escreva com pontuação, tudo que tive pra frente ele ignora.
Ex: se eu escrever 'pontuação', vai aparecer 'pontua'.
Mas isso apenas na parte gerencial do fórum, em posts está normal.
Qual seria o problema?

margarett

Isso na configuração dos quadros, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Ruteski

Quote from: margarett on August 05, 2015, 06:55:02 AM
Isso na configuração dos quadros, certo?

Como exemplo o Karma, se eu escrever 'Reputação:' no título do Karma ele irá mostrar 'Reputa' apenas. Mas isso acontece na descrição da Categoria, e assim vai.

margarett

Isso é um problema conhecido e que tem a ver com a codificação dos caracteres.

FAZ UM BACKUP, carrega o pacote de linguagem UTF8 e executa a tarefa de manutenção que faz a conversão para UTF8. Cuidado... Não há forma de voltar atrás (e isto das codificações é muito... estranho) por isso certifica-te que fazes um backup dos ficheiros e da BD.

edit: por exemplo: http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=536299.msg3811003#msg3811003
No Karma nunca vi isso acontecer (se calhar porque pouca gente usa) mas o problema é o mesmo: o texto é cortado na BD porque esta e o fórum não estão configurados para a mesma "collation")
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Ruteski

#4
Quote from: margarett on August 05, 2015, 07:13:27 AM
Isso é um problema conhecido e que tem a ver com a codificação dos caracteres.

FAZ UM BACKUP, carrega o pacote de linguagem UTF8 e executa a tarefa de manutenção que faz a conversão para UTF8. Cuidado... Não há forma de voltar atrás (e isto das codificações é muito... estranho) por isso certifica-te que fazes um backup dos ficheiros e da BD.

edit: por exemplo: http://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=536299.msg3811003#msg3811003
No Karma nunca vi isso acontecer (se calhar porque pouca gente usa) mas o problema é o mesmo: o texto é cortado na BD porque esta e o fórum não estão configurados para a mesma "collation")

Não entendi a parte de carregar pacote de linguagem.

Edit: Notei uma coisa, se eu for direto no banco de dados, alterar a escrita lá, ele não corta letras nem nada, porém mostra caracteres especiais na visualização da página.

Ruteski

#5
A coisa mais estranha que está acontecendo, eu fui direto no banco de dados e editei as informações lá mesmo, e com isso meio que funcionou olha como ficou:

http://postimg.org/image/opl8j5qmb/

A codificação do banco está como utf8_unicode_ci e a visualização no navegador win1252.
Mas como eu falei, o estranho é que se eu escrever qualquer coisa na descrição dos fóruns ou categorias, direto pelo fórum ele simplesmente não reconhece o que eu escrevi da letra com acento para frente
Ex: Se eu colocar a descrição de um fórum como: Estamos com a cópia da apostila
quando eu salvar vai aparecer apenas: Estamos com a c

Mas isso é em qualquer parte do fórum, usando pelo fórum. Mas apenas nas configurações e nomes relacionadas ao fórum, pois as postagens nele estão normais. Acredito que seja uma configuração do smf pelo jeito.

margarett

Tens de instalar o pacote de linguagem PT_UTF8 (deves estar a usar o "latin")
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Ruteski

Quote from: margarett on August 10, 2015, 08:09:26 PM
Tens de instalar o pacote de linguagem PT_UTF8 (deves estar a usar o "latin")

o pacote que está instalado é o ISO-8859-1 do pt-br, onde encontro pt_utf8?

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

Ruteski

Reinstalei o fórum, deletei tudo que tinha no banco, todas as tabelas, instalei tudo novamente tomando cuidado com as codificações, e a instalação do idioma fui pelo gerenciador do proprio smf, ao invés de baixar e substituir na pasta como eu estava fazendo, agora só o nome do fórum que ficou fora pois o nome criei antes de instalar a linguagem corretamente.

Ruteski

Agora, após reinstalar o smf novamente, e instalar a linguagem via smf, e instalando o pt-utf8, está funcionando corretamente, obrigado pela ajuda margarett

Advertisement: