Advertisement:

Author Topic: Autores de Temas: Regras para Aprovação pelo SMF  (Read 19314 times)

Offline ivogomes

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 921
  • Gender: Male
  • I'm only part of your imagination!
    • ivogomes.com
Autores de Temas: Regras para Aprovação pelo SMF
« on: December 02, 2007, 07:25:19 AM »
Se você é um autor de Temas ou tem um Tema do SMF que quer disponibilizar oficialmente, existem algumas regras que devem ser seguidas para que o tema seja aprovado pela equipa do SMF.

- Não escrever os textos directamente nos templates, e os botões e textos em Inglês devem ser sempre fornecidos
Todos os textos devem ser disponibilizados nos ficheiros de idioma. Se o seu tema usa textos que não existem nos ficheiros actuais, altere o ficheiro Modifications.portuguese.php (ou crie o seu próprio ThemeStrings.portuguese.php) na pasta /languages. Deve também ser fornecida uma versão em Inglês do todos os textos, e se quiser pode incluir ainda outros idiomas adicionais.

- Os Temas não devem violar copyrights
Os temas não devem ser cópias do trabalho de outras pessoas, a não ser que tenham autorização para isso. Os Temas também não devem conter javascript ou imagens externas. Você pode criar as suas próprias imagens ou usar as imagens existentes nos restantes temas do pacote SMF (Default e classic), mas não poderá usar imagens de outros temas do SMF sem ter a autorização dos autores desses mesmos temas.

- Os templates devem ter código "HTML 4.01" ou "XHTML 1.0 Transitional" válido
Os templates devem ter código válido e as tags devem estar em letras minúsculas. As quebras de linha (<br>) devem ser devidamente fechadas (<br />). Pode obter aqui mais informação sobre como validar o seu código para "XHTML 1.0 Transitional".

- Inclua apenas os ficheiros alterados
Não é necessário incluir todos os ficheiros de template e de idiomas, caso eles não tenham sido alterados. O SMF substitui automaticamente os ficheiros em falta pelos existentes no tema Default. O mesmo acontece com os ficheiros de idiomas. O único ficheiro que é obrigatório ter é o Settings.portuguese.php

- Leitura fácil para poder ser editado rapidamente
Os temas devem ter um código fácil de ler e seguir as recomendações de programação do SMF sempre que possível. Por exemplo, não deve ter uma classe de CSS escrita toda na mesma linha.

- As descrições do tema devem estar em Inglês
Para a grande maioria dos utilizadores do SMF, o Inglês é o idioma mais fácil de entender. Uma vez que existem muitas pessoas de vários países a usar o SMF, é importante disponibilizar as descrições numa linguagem universal. Por esta razão, a descrição em Inglês deve vir em primeiro lugar. No entanto, podem ser adicionadas as descrições em outros idiomas em baixo, juntamente com a informação sobre qual o idioma que estamos a descrever.

- Se for contactado sobre algum dos pontos descritos acima:
Se for contactado pela equipa de Customização sobre algum dos pontos mencionados em cima, a sua resposta devera ser feita em Inglês. Se a resposta  NÃO ESTIVER escrita em Inglês, poderá ser contactado novamente para traduzir a sua resposta. Contacte o moderador do seu idioma para obter ajuda na tradução, caso seja necessário. Lembre-se que todas as respostas que não venham em Inglês colocarão o seu tema no final da lista de aprovação.

Obrigado.

Link para a versão original destas regras
SMF Portuguese Translator
SMF 2.0 (100% translated)

http://www.ivogomes.com
http://www.portaldascuriosidades.com

Offline EvilGeneral

  • Semi-Newbie
  • *
  • Posts: 35
  • Gender: Male
    • Coalizão
Re: Autores de Temas: Regras para Aprovação pelo SMF
« Reply #1 on: April 14, 2008, 12:29:19 PM »
Ivo,

Há um tema padrão para usar como base de desenvolvimento?
Qual é o recomendado?

Offline Paracelsus

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 874
  • Gender: Male
Re: Autores de Temas: Regras para Aprovação pelo SMF
« Reply #2 on: April 15, 2008, 10:25:27 AM »
Ivo,

Algo que sempre tive dificuldade em perceber na maior parte dos temas desenvolvidos é o porquê de serem tão superficiais. Por exemplo, a maioria limita-se a meter um index.template.php e um boardindex.template.php diferentes e já está, chapa 5 com cores diferentes e pronto.

Penso que todos aqueles que quiserem investir em fazer bons temas deveriam ter a preocupacão em alterar os outros templates do tema default (e são imensos!) que podem ser 'customizados' e que poderiam dar origem a verdadeiros temas autónomos.. quem diz os templates diz também os ícones e por aí fora. A única desvantagem que vejo é sobretudo a implementacão de MODs nesses temas, uma vez que obriga a edicão manual dos ficheiros afectados, mas de resto, só vejo vantagens ;)

Offline ivogomes

  • Sr. Member
  • ****
  • Posts: 921
  • Gender: Male
  • I'm only part of your imagination!
    • ivogomes.com
Re: Autores de Temas: Regras para Aprovação pelo SMF
« Reply #3 on: July 23, 2008, 04:07:05 PM »
Peço desculpa pela demora na resposta, mas estive ausente.

Concordo que os temas poderiam ser mais personalizados (eu alterei bastantes templates para o www.portaldascuriosidades.com), mas o essencial está no index.template (o layout gráfico principal).

Os restantes templates servem para dar estilos aos elementos restantes (que podem ser parcialmente estilizados sem mexer nestes templates), mas para quem quer ter algo mais personalizado, estão lá os templates para alterar. O unico senão é que se quiser fazer uma actualização para uma versão mais recente (com novas funcionalidades) tem que alterar todos os templates novamente enquanto que se tivesse apenas alterado o index.template.php isso não seria necessário (ou pelo menos as alterações aqui serão muito mais fáceis de implementar).
SMF Portuguese Translator
SMF 2.0 (100% translated)

http://www.ivogomes.com
http://www.portaldascuriosidades.com