Guia para efectuar e repor backups do fórum

Started by margarett, August 03, 2007, 07:11:10 PM

Previous topic - Next topic

FragaCampos

Estes dias vou estar sem poder testar isto, mas eu acho que estás a fazer aí uma grande confusão com os prefixos...
Vamos lá ver se percebi:
- criaste uma BD aquando da instação do SMF com o prefixo backup_forum?
- e depois instalaste a BD importada em localhost uma BD com prefixo gnr_forum?

Se for isto, é claro que não vai dar. Tens uma coisa instalada/importada e o SMF está a pedir outra que está configurado internamente aquando da instalação...
No repair.settings tenta jogar com os prefixos. Isso vai ter de dar!
Queixa-se do forum.backup porque foi o que tu instalaste desta vez -> "table prefix: backup_forum (uma vez que vou importar tabelas do tipo 2)
Mas se instalaste uma DB com prefixo gnr_forum...  ::)

GUNNERPT

Eish ... provavelmente a confusão está nos prefixos ... e eu já estou completamente perdido com isto. Acho que não usei o prefixo gnr_forum em lado nenhum ... gnr_forum acho que não é prefixo de tabelas nenhumas, é o nome da base de dados no serviço de hosting. O ficheiro resultante da exportação das tabelas selecionadas dentro dessa base de dados é gnr_forum.sql .... como prefixo, acho que não usei esse nome em lado nenhum.

FragaCampos

Ok, esquece. Estava a confundir o prefixo do nome do ficheiro com o prefixo da tabelas. Até eu já ando confuso. :P

Diz-me uma coisa: quando instalas o SMF, vai a Admin -> Configurações do Servidor -> Base de dados e endereços. Onde diz "Prefixo das Tabelas da Base de Dados", o que tens aí?

GUNNERPT

Neste momento, não tenho nada, porque depois de importar a base de dados o forum foi-se ... vou instalar de novo ...

Mas estive a ver os meus últimos posts e acho que não última instalação baralhei tudo, senão vejamos:

1º Verifiquei que no servidor do serviço de hosting, onde tenho o meu forum real instalado, tenho 3 tipos de tabelas ... e em principio só um desses conjuntos de tabelas é que corresponde a esse forum:

Quote from: GUNNERPT on June 20, 2017, 07:46:06 PM
(...) tenho tabelas de 3 tipos:

1) backup_forum_admin_info_files
    backup_forum_ajaxchat_bans
    backup_forum_(etc...)

2) forum_admin_info_files
    forum_aeva_albums    
    forum_(etc...)

3) jos_banner
    jos_bannerclient
    jos_(etc...)

(...) vou tentar com as tabelas do tipo 1)


Uma vez que já tinha feito outras tentativas com outras opções, presumi que as tabelas que me interessavam tentar agora eram as do tipo 1) "backup_forum_nome da tabela", onde o prefixo é "backup_forum"

2º Para tal presumi que tinha que fazer assim:

Quote from: GUNNERPT on June 20, 2017, 07:56:20 PM
Já agora, durante a instalação do SMF, deveria colocar o prefixo "forum" para o caso de querer posteriormente importar as tabelas do tipo 2) e o prefixo "backup_forum" no caso de querer importar as tabelas do tipo 1)  ???

3º Só que ao instalar o SMF em localhost, fiz isto:

Quote from: GUNNERPT on June 20, 2017, 08:42:39 PM
server name: localhost
username: (nome do usuário que criei no phpmyadmin em localhost, o qual tem "ALL PRIVILEGES")
password: a senha do referido usuário
database name: forum (é o nome da base de dados que criei no phpmyadmin em localhost ... a base de dados está limpa e sem tabelas)
table prefix: backup_forum (uma vez que vou importar tabelas do tipo 2)


Ou seja, já não sei o que fiz ao certo, mas pelo que está no meu último quote, devo ter importado tabelas do tipo 2), ou seja, com prefixo "forum" para dentro de localhost, onde havia instalado o SMF com tabelas com prefixo "backup_forum"

Acho que tenho que tentar tudo outra vez e tentar novamente com as tabelas do tipo 2) em vez das do tipo 1)  -.-

Vou exportar a partir do servidor do hosting tabelas do tipo 2), ou seja com prefixo "forum" e vou instalar o SMF dando o mesmo prefixo "forum" aquando da instalação. A base de dados no servidor remoto é "gnr_forum" e a base de dados no hosting é apenas "forum".



GUNNERPT

Quote from: FragaCampos on June 22, 2017, 08:11:37 PM
Diz-me uma coisa: quando instalas o SMF, vai a Admin -> Configurações do Servidor -> Base de dados e endereços. Onde diz "Prefixo das Tabelas da Base de Dados", o que tens aí?

Tive uma epifânia ...  :laugh:

Antes de fazer aquilo que disse no meu último post, fui fazer isto que tu disseste, não em relação ao forum instalado em localhost (pq esse já estava lixado) mas sim ao meu forum real no servidor remotor ... e descobri isto que o prefixo das tabelas afinal é "forum_"

O sacana do underscore faz farte do prefixo  ;D

Pronto, vou sacar então as tabelas do tipo 2) e quando instalar o smf em localhost, vou atribuir o prefixo "forum_"


GUNNERPT

eheheh Após mais de 1 semana a picar pedra, já funciona em localhost  ;D ;D ;D ;D Obrigado, FragaCampos.

Para fazer uma "limpeza" ao forum no servidor remoto é só fazer o mesmo procedimento para o reinstalar lá tal como instalei em localhost, certo?

Acabei por importar um serie de tabelas que eu acho q se calhar agora já não estão a fazer nada na base de dados. Algumas são obvias, como por exemplo "forum_ajaxchat_messages" ou "forum_arcade_games" ... uma vez que já não tenho instalado o chat nem a arcade, penso que poderei apagar este tipo de tabelas, certo? Das restantes tabelas, para saber quais posso apagar, é seguro ver o nome das tabelas de um forum  instalado de raiz e apagar as que não tiverem um nome correspondente às desse forum?


FragaCampos

Pois... isso é uma coisa que eu julguei que estava implícita. :D Por isso é que te disse isto aqui:
https://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=186680.msg3932151#msg3932151


Sim, o processo é o mesmo, mas pode haver limitações no servidor remoto que tu poderás não poder resolver sozinho (permissões), nomeadamente o tamanho de ficheiro a importar, versão de php, etc. Mas isso é só uma questão de falares com quem administra o servidor.
Quanto às tabelas, podes apagar tudo o que vejas claramente que não é do SMF original. Tal como te disse, se não tens mods instalados, um SMF novinho em folha nunca vai tocar nessas tabelas. Em princípio, tenho 99% de certeza que podes comparar as tabelas que tens na BD com um SMF novo, mas nada como experimentares. Desde que tenhas o backup da BD, que é o mais importante de tudo, podes fazer os testes que quiseres.



mestrecruz

Tinha um backup e uma base de dados guardados de um fórum que eu tenho na qual está ativo

Mas instalei novamente o fórum noutro domínio , fiz os passos todos direitinhos mas aparece me isto quando tento aceder ao fórum

Fatal error: Cannot redeclare soc_config() (previously declared in /home/kc1p3dsd/public_html/sachat/Plugins/sociallinks/sociallinksAdmin.php:5) in /home/kc1p3dsd/eucaliptos.net/sachat/Plugins/sociallinks/sociallinksAdmin.php on line 16

O que me estou a esquecer ? Alguém me dá uma ajuda ?

mestrecruz

Quote from: mestrecruz on November 17, 2017, 05:30:43 AM
Tinha um backup e uma base de dados guardados de um fórum que eu tenho na qual está ativo

Mas instalei novamente o fórum noutro domínio , fiz os passos todos direitinhos mas aparece me isto quando tento aceder ao fórum

Fatal error: Cannot redeclare soc_config() (previously declared in /home/kc1p3dsd/public_html/sachat/Plugins/sociallinks/sociallinksAdmin.php:5) in /home/kc1p3dsd/eucaliptos.net/sachat/Plugins/sociallinks/sociallinksAdmin.php on line 16

O que me estou a esquecer ? Alguém me dá uma ajuda ?

Já resolvi o problema  ;D

https://www.simplemachines.org/community/index.php?topic=557123

Advertisement: