News:

Bored?  Looking to kill some time?  Want to chat with other SMF users?  Join us in IRC chat or Discord

Main Menu

Backup

Started by AlaStar, September 17, 2008, 05:48:39 AM

Previous topic - Next topic

AlaStar

Boas

estive a esperimentar o SMF Backup e não me faz nenhum backup :(
coloquei tudo bem, o erro que me aparece é este:

class smfbackup.http.SMFException: No "sesc" or "sc" input field found in the reply page. Cannot proceed.


Será que não existe um script automático para executar de 24h em 24h através do servidor e deixar lá alojado o backup da bd numa pasta predefinida por mim ???

margarett

#1
Existe, eu uso isso.

Já postei por aqui algures isso, deixa ver se enconto. É que onde estou não consigo aceder ao CPanel para ver o script...

edit: não encontro, lamento. Tenho de ver isso quando estiver a aceder de outro lado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

AlaStar

Obrigado margarett, fico a aguardar.

margarett

Apagaste entretanto o post que colocaste por ultimo? Já encontraste?

Se não --> admin.template.php:

<label for="compress"><input type="checkbox" name="compress" id="compress" value="gzip" checked="checked" class="check" /> ', $txt['maintain_backup_gz'], '</label>

Passa a:

<label for="compress"><input type="checkbox" name="compress" id="compress" value="gzip" class="check" /> ', $txt['maintain_backup_gz'], '</label>


A questão era colocar por defeito sem visto na opção de activar a compressão, certo?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

AlaStar

sim já encontrei, por isso é que apaguei o meu post  :D

era só remover o checked="checked"


obrigado margarett  ;)

AlaStar

Quote from: margarett on September 17, 2008, 05:59:05 AM
Existe, eu uso isso.

Já postei por aqui algures isso, deixa ver se enconto. É que onde estou não consigo aceder ao CPanel para ver o script...

edit: não encontro, lamento. Tenho de ver isso quando estiver a aceder de outro lado...

era só para te lembrar, para ver se encontravas esse script.  ;)

margarett

Fizeste bem, já me tinha esquecido... Vou procurar, mas só logo. Como tinha dito, daqui não posso aceder ao CPanel
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

AlaStar

Quote from: margarett on September 24, 2008, 06:04:52 AM
Fizeste bem, já me tinha esquecido... Vou procurar, mas só logo. Como tinha dito, daqui não posso aceder ao CPanel

ok, quanto te lembrares coloca aqui ou envia-me por pm, se faz favor.

margarett

Finalmente lembrei-me :P Então cá vai:
CPanel --> Cron Jobs


Escolher Unix Style (apesar de o "advanced" é mais simples que o outro)


Configurar as horas e minutos com a hora a que querem fazer o backup. No meu caso, para todos os dias às 3 da manhã, fica assim:

Não vou estar com explicações sobre o Cron, basicamente o "*" quer dizer sempre, e depois as horas e minutos definem... a hora e os minutos :P

O comando a executar será alguma coisa assim:

mysqldump nome_da_bd | gzip -9 > /home/xxxxxxx/public_html/caminho_para_backups/nomedobackup_`date -I`.sql.gz

Em que:
nome_da_bd       --> Nome da BD no servidor
gzip -9     --> Compressão máxima

O resultado será um ficheiro por dia, com os nomes "nomedobackup_29-09-2008.sql.gz", "nomedobackup_30-09-2008.sql.gz", "nomedobackup_01-10-2008.sql.gz", etc etc etc.

ATENÇÃO: esta operação consome, todos os dias, alguns MB do espaço do host, portanto convém MESMO não esquecer de fazer umas limpezas aos mais antigos.
ATENÇÃO2: os backups, consequentemente todo o vosso fórum, fica disponível numa pasta acessível a toda a gente que saiba o caminho. Portanto, será boa idea dar um nome perfeitamente estapafurdio à pasta de destino dos backups.

Nota mental: colocar no índice.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

ne.miguelito

Tentei fazer isso, mas não está a fazer a nada...

margarett

Pois, não sei que te diga... No meu funciona. Podes não ter o mysqldump disponível no teu servidor, ou o gzip. O resto é sintaxe de unix/linux que dá de certeza.

O teu CPanel deve ter logs, procura por alguma coisa por volta da hora que programaste ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

O Cobra

#11
 :D E eu no email que recebi foi isto  :P
Quotemysqldump: Got error: 1045: Access denied for user 'cobr69'@'localhost' (using password: NO) when trying to connect
No entanto, estava lá o blackup da minha galeria de fotos, mas em branco :-\ :-\

Será que é preciso colocar a senha do cpanel aqui? Ao a senha de utilizador da BD?:
Quotemysqldump nome_da_bd | gzip -9 > /home/xxxxxxx/public_html/caminho_para_backups/nomedobackup_`date -I`.sql.gz

margarett

podes tentar:

mysqldump -u user_da_bd -p pass_desse_user nome_da_bd
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

ne.miguelito

mas acrescenta-se o resto não tipo assim:

mysqldump -u user_da_bd -p pass_desse_user nome_da_bd | gzip -9 > /home/xxxxxxx/public_html/caminho_para_backups/nomedobackup_`date -I`.sql.gz

ou estarei enganado?

margarett

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

AlaStar

Obrigado margarett  ;)
o servidor do forum não tem cpanel, mas agora instalei o webmin, que também dá para fazer isso e é gratuito  :D


ps: peço desculpa pela resposta tardia, mas infelizmente tive um acidente de mota que me pôs no hospital até há semana passada.  :(

margarett

Xiiii :( Boa recuperação ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber... CHAMEM-ME!!!! :D

QuoteOver 90% of all computer problems can be traced back to the interface between the keyboard and the chair

AlaStar

Quote from: margarett on October 31, 2008, 07:56:11 AM
Xiiii :( Boa recuperação ;)

Obrigado, só passo estar uns 15m sentado por causa das dores, mas com o tempo , isto vai lá.

Advertisement: